A Liquidação Fantástica da Magalu superou os resultados esperados. O evento, realizado todo início de ano, funciona como uma queima de estoque e um termômetro de desempenho do setor varejista. Nessa edição, não apenas as lojas físicas registram pico de vendas três vezes maior do que o alcançado durante a Black Friday de 2023, o valor comercializado no e-commerce praticamente dobrou.
Uma vez que o desempenho da Black Friday não foi o esperado – não só para a Magazine Luiza, como para diversos varejistas no Brasil –, o resultado da Liquidação Fantástica representou um início de ano com o pé direito. Além disso, o dia de promoções, realizado na última sexta-feira, 5/1, bateu o recorde de vendas nas lojas físicas, registrando um crescimento de 8,3% na comparação com a edição do ano anterior.
Além do volume bruto de mercadoria recorde vendido no evento, a Magazine Luiza teve aumento de 10% na comercialização de serviços, como garantia estendida e seguros. Também registrou um crescimento de 6% na emissão de cartões de crédito Magalu.
Categorias e produtos
Além do marketplace da Magazine Luiza, as demais marcas integradas ao ecossistema da organização também tiveram bons resultados na edição da data, como Época Cosméticos, Estante Virtual, Netshoes e KaBuM!. Essa última, especializada em produtos de games e tecnologia, ultrapassou 66,8% dos resultados projetados.
As lojas físicas tiveram destaque em produtos como travesseiros – mais 340 mil vendidos –, além de 180 mil panelas de pressão e mais de 70 mil fritadeiras elétricas comercializadas na Liquidação Fantástica. No entanto, tanto nos canais físico e online, os produtos mais vendidos em volume bruto de mercadoria (GMV) de estoque próprio foram uma lavadora de roupa com capacidade de 13 quilos, uma geladeira frost free e o Iphone 13, da Apple.
No marketplace, parte dos produtos mais comercializados por sellers – ou seja, varejistas terceiros que vendem na plataforma – também foram itens do universo do lar, como uma lixeira inox de três litros, um modelo de prancha alisadora e um ferro de passar roupas. Além disso, o número de pedidos de produtos do fulfillment – no qual comerciantes parceiros estocam produtos em centros de distribuição da Magalu – cresceu 353% em relação à Black Friday de 2023.
Liquidação Fantástica nas redes
O aplicativo da Magalu foi o mais baixado na sexta-feira da Liquidação Fantástica – tanto na Apple Store quanto no Google Play – e também durante todo o final de semana. Não só isso, mas a Magalu foi masthead do Youtube na página inicial da plataforma de vídeos com uma série de ofertas. No total, foram mais de 1,5 milhões de visualizações e picos de 37 mil visualizações simultâneas.