Comportamento

Dia das Mães: conheça histórias de maternidade e carreira de sucesso

Segundo mapeamento feito pela consultoria de Recursos Humanos FESA Group, apenas 34% dos cargos C-Level (diretoria e vice-presidência) são ocupados por mulheres em instituições financeiras no Brasil.

Na semana em que se comemora o dia Dia das Mães (12), evidenciar a capacidade da mulher e mãe em superar desafios de gênero e se estabelecer como uma profissional de sucesso é mais do que um ato de celebração, é uma forma de valorizar o respeito a inclusão e a diversidade, e naturalmente estabelecer que não há mais razões para qualquer tipo de discriminação.

Muito além de bons resultados, ao ocuparem cargos de liderança e tomarem decisões em diversos setores, desde o empresarial até o político, as mulheres trazem perspectivas únicas e promovem a igualdade de oportunidades para as gerações futuras.

Trajetória de algumas mães e profissionais de sucesso

Maria Fernanda Juppet e Denise Cinelli, ambas estão à frente de uma das principais corretoras de criptomoedas da América Latina, a CryptoMKT. Em um mercado muitas vezes dominado por homens, ambas se destacam pelo arrojo e profissionalismo. No caso de Juppet, como CEO, assumiu o cargo em 2023 após ocupar a posição de gerente jurídica e diretora de regulação global e compliance na empresa. E Cinelli, em 2024, assumiu como nova COO da organização, além de ser a country manager da CryptoMKT no Brasil.

Quando questionada sobre seu desafio e projeto mais importante, a chilena Juppet sempre menciona suas filhas, Martina e Alicia, com quem reside atualmente na Irlanda. Elas são, em suas palavras, o melhor que lhe restou “depois de dois casamentos”. Com um estilo muito presente, dedicado e com o apoio de sua mãe e família, Juppet se destacou por conciliar, não sem esforço, ambos os mundos, profissional e materno. Seu maior foco hoje, além do profissional, é o bem-estar e a felicidade de suas filhas, que são sua fonte de motivação na vida.

Já a brasileira Denise Cinelli Valdivia é uma profissional destacada, com sólida formação em Planejamento e Gestão Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Sua trajetória no mundo empresarial é notável: em 2018, ingressou na CryptoMKT como agente de atendimento ao cliente e, em apenas dois anos, ascendeu a Gerente Geral no Chile, liderando com sucesso todas as operações da empresa no país.

Com uma dedicação incansável e paixão por seu trabalho, Denise expandiu seus horizontes e assumiu papéis de maior responsabilidade. Sua experiência abrange desde o gerenciamento do cliente até o controle administrativo, financeiro e operacional, bem como o marketing digital e o cumprimento normativo. Seu compromisso e dedicação a levaram a se tornar Country Manager no Brasil, onde desempenhou um papel fundamental no crescimento da CryptoMKT no maior país da América Latina.

Agora, como COO global da empresa, Denise lidera estrategicamente as operações em todos os países onde a empresa está presente, buscando otimizar os processos e promover crescimento contínuo. Aos 42 anos, Denise não é apenas uma líder empresarial de sucesso, mas também uma mãe amorosa de Murilo, seu filho de dois anos. Apesar de suas múltiplas responsabilidades, aqueles mais próximos a ela sabem que sempre encontra tempo para sua família, demonstrando um equilíbrio admirável entre sua carreira profissional e sua vida pessoal.

Conheça outras mães e empreendedoras de sucesso

Natali Gutierrez – Dona Coelha – Grávida de 8 meses de Iris

Aos 19 anos, Natali Gutierrez fundou, em parceria com Renan de Paula, a Dona Coelha em 2011. Superando preconceitos e desafios, ela transformou a empresa em uma das sexshops mais renomadas, com um investimento inicial de apenas R$600 e alcançando um faturamento de 10 milhões de reais em 2023. Além de ser uma empresária bem-sucedida, Natali é uma defensora da educação sexual e da valorização feminina. Produz conteúdos sobre saúde íntima, autoestima e desmistificação da sexualidade, tornando-se uma voz influente no campo sem tabus. Em 2024, Natali se prepara para novos desafios com a chegada de sua primeira filha. Determinada a conciliar maternidade e carreira, ela continua promovendo o bem-estar e a liberdade sexual para todos.

Vera Duarte – Brincando Juntos – mãe de Helena e Gabriel

Vera Duarte, educadora dedicada, decidiu seguir um novo caminho em sua carreira. Em 2020, lançou o projeto Brincando Juntos, refletindo sua visão empreendedora e conexão com a maternidade, promovendo a importância do brincar na união familiar. Sua decisão foi inspirada pela experiência positiva com seus filhos, impulsionando-a a fazer a diferença na vida de outras famílias, apesar dos desafios da transição para um novo universo empresarial.

Isabella Maluf – Hestia Ventures – mãe de Benjamin

Isabella Maluf, criadora da Hestia Ventures, se inspirou na divindade grega Héstia para fundar uma holding de empresas focadas nas necessidades das crianças na primeira infância. Sua motivação surgiu com o nascimento de seu primeiro filho, Benjamin, durante sua licença-maternidade, quando percebeu a carência de empresas que ofereciam produtos e serviços atualizados para essa fase. Antes disso, cursou Engenharia Química na Inglaterra e trabalhou como analista na consultoria McKinsey & Company em São Paulo, passando também por uma startup no mercado pet. Com MBA em Stanford e experiência nos EUA, voltou ao Brasil no final de 2020 e, após a licença maternidade, decidiu aplicar sua expertise para transformar o mercado de consumo infantil.

Amanda Chatah – Muskinha – mãe de Flora, Olivia e Tom

Amanda Chatah, 44 anos, fundou sua marca de mobiliário infantil Muskinha – Design que cuida em 2016, tornando-se uma inspiração para mulheres no mundo dos negócios. A necessidade de conciliar carreira e maternidade foi o impulso para seu empreendimento. Em 2016, após um episódio em que sua filha Olívia caiu do berço, Amanda e seu marido decidiram repensar o quarto da criança. Inspirados pelo método Montessori – que busca promover a autonomia e liberdade individual da criança de acordo com o estágio de seu desenvolvimento –, desenvolveram a cama casinha, que se tornou carro-chefe da Muskinha. O projeto nasceu da combinação dos conhecimentos de engenharia de José com a experiência de Amanda no universo infantil. Após amigos demonstrarem interesse no produto, o casal enxergou a oportunidade de empreender com uma experiência vivida em casa.

Luane Lohn – Ciclo Cosméticos mãe de Enrico

Luane Lohn, nome à frente da Ciclo Cosméticos e veterinária de formação, revitalizou a marca de fragrâncias a granel, transformando-a em uma potência do varejo. Após buscar capacitação na área com um MBA em gestão empresarial e imersão no setor de cosméticos, a Ciclo passou a oferecer perfumes, hidratantes corporais e body splashes com fragrâncias marcantes em embalagens únicas. Com distribuição nacional em grandes magazines e perfumarias, a Ciclo continua sua trajetória de inovação. Seu propósito é disponibilizar fragrâncias de qualidade de forma acessível e genuína, com embalagens projetadas para proporcionar uma experiência completa aos clientes. Para Luane, a palavra-chave é “emoção”, pois a fragrância é uma expressão pura de emoção.

Emily Perry – Stellar – mãe de Clara e Camilla

Emily Perry é americana, com mais de 15 anos de experiência em posições de liderança em Marketing e estratégia de negócios, com foco em marcas premium e digitais. Recentemente liderou as equipes de Growth Marketing em 6 mercados europeus para Deliveroo, logo antes do seu IPO em 2020. Com MBA na London Business School e BA no Williams College (USA), Emily é mãe de duas filhas.

Renata Reis – Stellar – mãe de Joaquim e Luísa

Renata Reis é brasileira, com mais de 20 anos de atuação como criativa de grandes agências como Bullet, Grey e Tod. Liderou projetos para marcas como Google, Volkswagen e Unilever. Com especialização em experiências imersivas, como pop-ups e lançamentos de produtos, formada em Design Digital e com pós-graduada em Design de Embalagem, Renata é mãe de dois filhos.

Diversidade de experiências e aspirações

No Dia das Mães, a atenção se volta não apenas ao amor e à dedicação materna, mas também ao notável papel desempenhado por mulheres que equilibram com maestria a maternidade e o trabalho. É uma oportunidade para reconhecermos essas histórias inspiradoras dessas mães que, além de cuidar de suas famílias, também gerenciam suas carreiras e seus próprios negócios. Com determinação e criatividade, elas encontram formas de conciliar trabalho com a criação de laços afetivos valiosos com seus filhos, servindo de inspiração para outras mães que desejam seguir seus próprios caminhos profissionais enquanto criam suas famílias.

É fundamental pensarmos também que esta data deve servir de inspiração para que governo e sociedade estabeleçam compromissos e ações para que as mulheres tenham oportunidades para se desenvolverem em todas as áreas de suas vidas, como mães e profissionais, contribuindo para uma sociedade mais equitativa e próspera.

É notório também destacarmos o empoderamento das mulheres em sua identidade e papéis de gênero, que permitem que vivam de maneira autêntica e satisfatória, desafiando estereótipos e papéis restritivos. Isso promove uma cultura de inclusão e respeito pela diversidade de experiências e aspirações femininas.

O desenvolvimento como mães envolve não apenas a capacidade de criar e educar os filhos, mas também de participar ativamente das decisões familiares e da criação compartilhada. Quando as mulheres têm liberdade para decidir quando e como formar uma família, além do apoio necessário para equilibrar a maternidade com outras responsabilidades, promove-se um ambiente familiar mais saudável e enriquecedor para todos os membros.

Já o desenvolvimento profissional das mulheres é essencial para o progresso econômico e social. Ao terem acesso a oportunidades de emprego, receberem uma educação de qualidade e contarem com políticas de trabalho inclusivas, as mulheres podem contribuir plenamente para o crescimento econômico e a inovação.

As histórias de mães e profissionais destacadas aqui são apenas um recorte de inúmeras outras histórias de mulheres que buscaram com muita dedicação superaram barreiras e se estabeleceram como profissionais de respeito no mercado. Além de conciliar as responsabilidades e os desafios de serem mães, elas exemplificam a enorme capacidade das mulheres em estarem à frente do seu tempo.

Em resumo, não é apenas sobre uma data social, é sobre ser mãe e mulher, estabelecendo imperativos de justiça social e impulsionando progresso para a sociedade como um todo.

Marcelo Brandão

Postagens recentes

Política de crédito e cobrança: tudo o que você precisa saber

Especialistas analisam mudanças no cenário brasileiro de crédito e cobrança, e oferecem orientações para evitar…

14 minutos atrás

Itaú Unibanco investe R$ 3,1 bi em segurança e bem-estar financeiro

Autenticação multifatorial e alertas permitem que instituição informe clientes sobre tentativas de fraudes e melhores…

35 minutos atrás

“Estamos preparados para desafios inerentes ao uso de IA”, afirma CPTM

Criação de comitês e investimentos em novas vias e aplicações da tecnologia resultam em melhoria…

1 hora atrás

Aché Laboratórios integra atendimento para CX personalizado

Empresa, vencedora do Prêmio Consumidor Moderno, estabelece conexão entre central de atendimento e áreas chave…

2 horas atrás

Dica de livro: como o TikTok desafia a supremacia tecnológica global

"TikTok Boom", Chris Stokel-Walker explora o meteórico crescimento da rede social, revela os bastidores da…

2 horas atrás

Conheça 4 passos para se livrar do superendividamento

Taxa de inadimplência em abril foi maior do que aumento salarial do brasileiro; conhecer hábitos…

3 horas atrás

Esse website utiliza cookies.

Mais informação