Grande parte da diferenciação no varejo de luxo está em seus pontos de venda, construídos como catedrais de consumo com características únicas que reflitam a essência das marcas. Em Birmingham, no Reino Unido, a rede de lojas de departamentos Harvey Nichols inaugurou recentemente uma megaloja imperdível.
A remodelação do ponto de venda da empresa no Mailbox, um centro de compras multiuso no coração da cidade, é parte de uma remodelação de £50 milhões que incluiu uma cobertura de vidro para proteger os visitantes do imprevisível clima local. A loja é parte de um projeto da prefeitura que inclui a remodelação da Selfridges e da John Lewis da cidade para estimular o turismo na região.
Reaberta em 31/07 com 4.500 metros quadrados (o dobro da área anterior) e 200 funcionários (40 deles somente em serviços de hospitalidade), a unidade tem espelhos 360 graus cujas imagens podem ser compartilhadas nas redes sociais e no aplicativo da empresa. De acordo com Shadi Halliwell, diretora criativa e de marketing da Harvey Nichols, o objetivo foi fazer a loja ter um ambiente de hotel. ?Os clientes disseram adorar o tipo de serviço que recebem em hoteis, em que todas as suas necessidades e desejos são atendidos pelos colaboradores?, diz. Assim, a loja tem valets no estacionamento e um amplo serviço de concièrge, para que os clientes possam, nas palavras de Shadi, ?deixar para trás o peso do dia?.
Os clientes são recebidos pela maior tela digital da cidade e por um túnel imersivo na entrada, que conta com telas LED que refletem o clima (neve no inverno, folhas de árvore no outono, bosques no verão). Em seguida, os clientes são recebidos pelos ?concièrges de estilo?, que fazem o atendimento com tablets da escolha do produto ao pagamento ? somente na área de beleza existem terminais PDV.
Telas por toda parte, uso intenso de pagamentos móveis, um novo app para os clientes fidelidades e a integração da loja às redes sociais também marcam o local. Mais de 200 marcas estão presentes no local, entre artigos femininos, masculinos, beleza, alimentos e vinhos. ?É um momento histórico para nós, pois a loja antecipa o que será o futuro de nossa marca?, afirma Stacey Cartwright, CEO da Harvey Nichols.
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