O fim de ano está chegando com a promessa de uma aceleração nas compras. No ano passado, o e-commerce brasileiro já havia registrado, durante a semana do Natal, um crescimento de 154% nas vendas em relação ao mesmo período de 2019. E, neste ano, a tendência é que o setor varejista cresça ainda mais. Com isso, as empresas de logística também começam a enfrentar uma crescente demanda, tendo a necessidade de um planejamento bem estruturado para fechar o ano com sucesso.
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Com a pandemia, houve uma queda de 27% de capacidade mundial de transporte e carga, conforme um levantamento interno feito pela DHL, impactando as tarifas nos modais. O transporte marítimo sofreu até 1000% de aumento, influenciado também, por problemas ao longo do ano, como o bloqueio do Canal de Suez, ocorrido em março deste ano, e o congestionamento do Porto de Yiantian, em junho. A falta de contêineres especializados e a diminuição da oferta de voos domésticos também têm afetado diretamente as movimentações.
Para atender de uma maneira personalizada e eficiente os clientes durante esses períodos, a DHL tem adotado algumas medidas para épocas de pico. São elas:
• Antecipação de possíveis problemas: nesta época do ano, investimos em iniciativas que nos auxiliam caso ocorram imprevistos, como o aumento da frota, manutenções preventivas para evitar paradas de processamento nas nossas filiais e plantões de atendimento, focando no cliente e na eficiência dos nossos serviços.
• Previsão de novas demandas: a DHL possui um canal de comunicação aberto e sincero com parceiros e clientes. Com isso, podemos fazer um levantamento, em conjunto, a respeito do aumento no volume de entregas para o período e planejamos a execução dessas entregas.
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• Investimento em qualificação: em épocas de maior demanda, é fundamental contar com equipes adequadas e capacitadas para operacionalizar e agilizar os serviços de entrega. Por isso, além de planejar com antecedência a volumetria do período e assim aumentar o número de funcionários para atendimento, a DHL também provê treinamento e capacitação para os colaboradores que já atuam na empresa e que vão dedicar maior tempo e atenção a esse período.
Todas essas medidas são parte de uma estratégia muito importante para garantir a satisfação dos clientes. É fundamental contar com um planejamento prévio e uma preparação adequada para que a execução das operações de fim de ano possam acontecer de forma eficiente e com qualidade.
*Claudia Agnello de Souza é Vice-Presidente de operações da DHL Express.
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