/
/
Como liderar iniciativas em CX? Vinícius Porto, do Magalu, responde

Como liderar iniciativas em CX? Vinícius Porto, do Magalu, responde

Vinícius Porto, Diretor de Customer Experience do Magalu, aborda estratégias e perfis que constroem uma liderança de sucesso em CX

“Se o tema ‘cliente’ não for prioritário no alto escalão de uma empresa, não há como se ter uma área de Customer Experience (CX) efetiva e atuante”. Nas palavras de Vinícius Porto, Diretor de Customer Experience do Magalu, a ideia central de uma estratégia efetiva em CX para empresas.

Mas a visão de Porto sobre liderança e CX não se resume a isso. Para ele, hoje é necessário que áreas de CX reportem diretamente ao CEO. “Tendo um ‘sponsor’ como o CEO garantimos relevância e atenção ao tema. Isso faz com que todas as áreas entendam a importância e criem assim espaço e prioridade para o assunto”, avalia.

Conheça o Mundo do CX

CX e os desafios de uma cultura orientada ao cliente

Mas esse é apenas “o movimento inicial”, segundo Porto, sobre os desafios em disseminar uma cultura orientada à experiência do cliente por toda uma organização.

Abaixo, você confere a visão de Vinícius Porto, do Magalu, sobre estratégias e características  que constroem uma liderança de sucesso em Customer Experience.

CM – Por onde começar a implementar uma mentalidade CX numa companhia?

Vinícius Porto – Além do que foi dito anteriormente, uma das maneiras mais efetivas é garantir que isso tudo aconteça por meio de um modelo de gestão forte. A implementação obviamente tem que acontecer prioritariamente nas áreas onde o tema “cliente” é mais central e tem impacto mais rápido.

O ‘buy in’ dessas áreas facilita o entendimento das demais e garante a compreensão de que estamos todos trabalhando por nossos clientes. Não importa sua área, no fim, precisa estar claro que todos trabalhamos para criar caminhos a partir do que realmente importa para nossos clientes. A construção se dá em muitas mãos. É um trabalho de educação e influência infinito.

CM – A centralidade no cliente força a empresa a abandonar velhos hábitos?

Vinícius Porto – Não necessariamente. O legado das empresas não pode ser ignorado, pois pode representar uma fonte riquíssima de conhecimento e aprendizados.

O Magalu, por exemplo, é uma empresa onde o cliente sempre foi tema central desde sua fundação. Um exemplo disso é que a própria marca Magazine Luiza foi escolhida a partir de um concurso cultural com a população de Franca.

Outro exemplo: Em 1960, nossa fundadora, Dona Luiza, já entendia a importância de oferecer cursos de costura para então poder vender as máquinas que tinha disponível em estoque (o que hoje chamamos de product-service-system).

Enfim, toda empresa nasceu para atender algum tipo de cliente. Portanto, não é sobre ‘rasgar o passado’, mas, sim, um trabalho de evolução contínua. E acredito que cada empresa está em um estágio de maturidade em relação a CX.

“A liderança em CX é a responsável por estabelecer uma cultura orientada a pessoas, qualidade de experiência, escala e consistência”

CM – É possível praticar a experiência do cliente em todas as dimensões e áreas de negócio?

Vinícius Porto – Precisa ser. Se todas as áreas das empresas não entenderem que sua razão maior de existir são seus clientes e que, portanto, todos devem priorizá-lo em suas decisões, esse negócio certamente estará limitando seu potencial de crescimento e mesmo de existência.

Basta lembrar que, há 50 anos, o tempo médio de vida das empresas da Fortune 500 era de 75 anos. Hoje, está em 15 anos e declinando.

Outro fato é que, sem dúvida alguma, temos clientes mais bem informados, mais exigentes e com mais opções – via de regra, a concorrência hoje é muito maior do que no passado.

CM – Como você definiria o papel da liderança em CX?

Vinícius Porto – A liderança em CX é a responsável por estabelecer uma cultura orientada a pessoas, qualidade de experiência, escala e consistência.

É a área guardiã da visão dos clientes. Ela é responsável por entendê-los e representá-los nas tomadas de decisões, a fim de garantir que as propostas de soluções enriqueçam suas experiências, aliando os objetivos de negócios às reais necessidades das pessoas.

A liderança em CX deve ser muito questionadora também. Deve atuar como o fiel da balança em mercados acelerados, que tendem a investir pouco tempo no entendimento dos problemas e partem de forma muito afoita para as soluções.

Assine a nossa newsletter e receba as principais notícias da experiência do cliente 


+ Notícias

Cinco estratégias que toda marca deveria usar para ter sucesso no TikTok 

5 perguntas sobre consumo e experiência digital para Fabio Avellar, da Vivo 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]