Pesquisar
Close this search box.
/
/
Liderança inovadora

Liderança inovadora

Painel do Conarec 2022 discute diferentes abordagens para ser um bom líder.

Liderança inovadora é para todo mundo, não é tão difícil de praticar e é uma mensagem que deve ser propagada em todas as empresas. Foi com base nessas três premissas que Lisiane Lemos, especialista em novas tecnologias, Forbes Under 30 e conselheira na Organização das Nações Unidas (ONU), iniciou seu painel no Conarec 2022.

A apresentação foi irreverente, mas cheia de conteúdos e reflexões para os participantes levarem para casa. A executiva discursou sobre sua carreira, experiências e, ainda, deu dicas acerca de como realmente ser um líder ao exercitar características pessoais e profissionais que muitas pessoas não levam em consideração.

Confira a cobertura completa do Conarec 2022

5 passos para uma liderança inovadora

Lisiane Lemos afirma que as marcas devem promover, acima de tudo, conexões, e serem tradutoras em um mundo onde a detenção do conhecimento é desigual: apenas 5% da população tem acesso ao ensino superior e fala outro idioma. É no mundo corporativo que tecnologias são desenvolvidas e a sociedade evolui.

“Liderança não é um cargo, é um comportamento. No início da minha carreira, eu achava que ser gerente antes dos 25 anos seria a coisa mais incrível, e eu descobri sendo contribuidora individual, liderando projetos de voluntariado de, literalmente, milhares de pessoas de todas idades, que liderança é influenciar, conseguir tirar o melhor das pessoas e ler o ambiente”, afirma.

A executiva acredita que ninguém nasce líder. “São as experiências, ferramentas e pessoas que constroem a liderança, mudando a vida de indivíduos, seja silenciosamente, ou de forma vocal. É assim que se faz a transformação”, completa.

Pensando em tudo isso e levando seu portfólio em consideração, Lisiane Lemos listou cinco dicas fundamentais para exercer uma liderança inovadora na prática.

1.Autoconhecimento e saúde mental
Todos os grandes profissionais que a executiva conhece fazem terapia. Saúde mental é muito importante para fazer uma liderança inspiradora: em todos os lugares há desafios e é necessário estar bem emocionalmente para superá-los.

2.Aprender, aprender e aprender
Aproveitar todas as formas de se obter conhecimento, seja ele formal ou informal, com professores, redes sociais e cursos livres, de acordo com as preferências metodológicas de cada geração.

“No meu caso, eu mapeei as pessoas que eu admirava, que eu convivia, onde as altas lideranças haviam estudado, e com isso eu construí um currículo em grandes instituições no Brasil e no exterior que me mostram o que está acontecendo e me atualizam em relação às tendências. O ensino, no geral, traz planejamento, processos científicos e experimentação ao aluno”, explica.

3. Viva a vida
Se exponha a ambientes, pessoas e falas diferentes, ou seja, fique desconfortável intelectualmente, com vontade de aprender mais e entender pontos de vista que antes não passavam por seus horizontes.

“Estamos em um momento muito complexo da nossa sociedade, que tem nos polarizado e nos impedido de aprender com o outro e de ter vozes diversas. O líder é aquele que consegue se abrir para opiniões diferentes das dele, e que consegue entender com profundidade o que move as pessoas. Eu quero me expor a coisas que normalmente eu não veria, não vou à talks de pessoas que conheço ou sobre assuntos que já domino. Aproveite esse tempo, desligue o celular e deixe avisos via e-mail. Se você não estiver por inteiro, será uma experiência passageira”, aconselha Lisiane Lemos.

4. Equilíbrio
Pratique o worklife-balance, que é equilibrar o trabalho e a vida pessoal. A busca pelo bem-estar físico, mental e espiritual é muito importante para fazer uma liderança inovadora.

5.Diversidade
Diversidade é sobre mapeamento de habilidades: dentro do meu autoconhecimento e do conhecimento do meu time, estou contratando pessoas dos mesmos lugares e que só concordam comigo e não me provocam intelectualmente?

“Eu tenho diversidade gerencial, pessoas de todas as gerações, valorizo introvertidos e extrovertidos, tenho pessoas negras, com deficiência, indivíduos do grupo LGBTQIA +. A inovação é alavancada pela diversidade. Por isso, é fundamental analisar a forma como as empresas estão contratando”, frisa a especialista em novas tecnologias, Forbes Under 30 e conselheira da ONU.

O líder que transforma

Pós-graduada em transformação digital, criadora de conteúdo, advogada, militante de diversidade, entre outras coisas, Lisiane Lemos mostrou em seu painel sobre liderança inovadora que é, no fundo, uma pelotense que saiu de uma cidade de 400 mil habitantes para vencer em uma de 20 milhões e que quer transformar o mundo em algo mais justo, com espaço pra todo mundo e com oportunidades para as pessoas na medida de suas desigualdades.

Para a profissional, não há maior prova de inovação para um líder quando ele ouve alguém dizer que te assiste e que sua vida mudou por isso. Seja para buscar novos caminhos, romper ciclos que não fazem mais sentido, evoluir dentro do negócio ou da carreira, a transformação está ali e foi causada por um agente fundamental.

“O grande segredo é quando a gente entende que não é sobre ser o líder que a gente gostaria de ter tido, mas ser o líder que as pessoas ao meu redor e a sociedade precisam, e a gente só faz isso quando temos plenitude do lugar que a gente quer estar, quem a gente quer ser, e com quem a gente quer se envolver”, completa.

“É sobre liderar para influenciar, para que as pessoas ofereçam o melhor, para que transformem a sociedade, e que tenham uma escuta ativa, uma fala inspiradora, e que a gente consiga se movimentar para construir o ambiente que a gente quer ter”, finaliza Lisiane Lemos.


+ Notícias

Diversidade não é pauta, é prática

Metaverso é para qualquer tipo de empresa?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]