Pesquisar
Close this search box.
/
/
O capital humano como diferencial competitivo

O capital humano como diferencial competitivo

Veja cinco características de um treinamento moderno e conheça a Learning Tribes, The #EdTech Company, uma empresa que ajuda organizações na sua evolução estratégica

É fato que a tecnologia transformou empresas e modificou o comportamento do consumidor. No entanto, se hoje ela é parte essencial do escopo de qualquer organização, o reconhecimento do capital humano se tornou um dos principais diferencias competitivos nos negócios.

Para corroborar essa afirmação, conversamos com Pierre-Jean Quetant, country manager da Learning Tribes, empresa de treinamento do Grupo Acticall. Há três anos no Brasil, a Learning Tribes é um grupo internacional de treinamento que oferece soluções de aprendizagem para apoiar todos os indivíduos no desenvolvimento de suas habilidades e cada organização na sua evolução estratégica.

“A Learning Tribes nasceu há 11 anos na França, quando seu fundador Philippe Riveron percebeu a falta de treinamento no mundo do CRM em que agentes de contato e supervisores eram deixados de lado diante dos incentivos e  da capacitação nas áreas de força de vendas”, conta Pierre-Jean Quetant.

De lá para cá, guiados pelos desafios de negócios de seus clientes, a Learning Tribes desenvolveu suas competências e soluções e se especializou através de quatro vertentes de atuação: Learning CRM: especialista no relacionamento com o cliente; Learning Up: focada no treinamento de lideranças; Learning by Mooc: área que trabalha com um novo formato de ensino à distância colaborativo e gamificado e o My Mooc: uma plataforma que ajuda no complemento do treinamento com conteúdos já disponíveis de forma aberta.

“Em comparação com o e-learning clássico, somos mais que um fornecedor de treinamentos, somos uma empresa de consultoria estratégica” – Pierre-Jean Quetant

Comunicar para engajar melhor

A globalização impulsionou não apenas a comunicação entre pessoas comuns, mas também entre marcas e consumidores. Nesse ponto, Pierre-Jean Quetant, explica que “desenhar os percursos presenciais e digitais, capazes de trazer análises profundas sobre os públicos, até mesmo o que sua força de venda pensa do seu produto, beneficia a comunicação e competências diretamente ligadas ao relacionamento com o cliente dentro das organizações”.

“Em comparação com o e-learning clássico, somos mais que um fornecedor de treinamentos, somos uma empresa de consultoria estratégica, integrando uma variedade de ferramentas e métodos, e entregado soluções assertivas qualquer que sejam os requisitos de nossos clientes”, diz Pierre-Jean Quetant.

 Desafios e oportunidades

De acordo com Pierre-Jean Quetant, o mercado brasileiro vive um momento muito propício para investimentos em capacitação e treinamento. “O mercado começa a enxergar as vantagens do treinamento de uma maneira transversal e omnicanal, pelo qual impacta desde seus colaboradores até o cliente final, bem como seus parceiros de negócios como revendas e autorizadas. A impressão é de que as empresas estão despertando para a importância da capacitação e personalização de todos os pontos de contato com os consumidores para alinhar as expectativas dos clientes em termos de experiência de marca”, pontua.

Para ele, o grande valor da capacitação moderna é “engajar e capacitar em cima de competências que fazem sentido para as empresas, seus colaboradores e seus clientes”. “Hoje, um ponto-chave sobre treinamento é o ownership: garantir autonomia e poder de decisão do indivíduo. Isso traz agilidade e segurança para empresas e um benefício personalizado para o consumidor”, conclui.

 Cinco características de um treinamento moderno

  1. Globalidade: pensar transversal e adequar capacitação aos objetivos estratégicos da empresa, envolvendo todos os departamentos dentro de um ambiente multicultural.
  2. Assertividade: idealizar percursos e aproveitar cada modalidade de forma coerente para que ela faça sentido para o público alvo e os requisitos do projeto.
  3. Inovação: o Digital Learning Colaborativo apoiando treinamentos clássicos, para criar táticas de blended learning favorecendo um retorno sobre investimento mais rápido e sustentável.
  4. Engajamento: comunicar com participação ativa de todos, da forma mais imersiva possível e com benefícios claros em termos de empregabilidade.
  5. Experiência: treinar deve ser prazeroso! Colocar como requisitos as noções de conforto, de atividades lúdicas, de surpresa para criar uma verdadeira experiência de aprendizagem

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]