“A reinvenção da experiência de vendas de carros usados”, foi tema do case da Kavak no CONAREC 2022. A Kavak, é uma plataforma mexicana de comercialização de carros usados que passou a operar há um ano no Brasil.
Segundo, Roger Laughlin, cofundador e CEO da Kavak no Brasil, a empresa nasceu da necessidade de “sanar uma dor importante para o consumidor num mercado grande”.
“Uma das principais motivações foi a importância do carro na América Latina e na vida das pessoas dessas localidades, e do quão é complexo é o mercado de carro usados em países emergentes. Foi então que descobrimos que havia o potencial de construir uma coisa única para esse mercado”, conta Laughlin.
Uma nova proposta de valor para o mercado de carros usados
Diante desse desafio em gerar maior fluidez e menos atrito na jornada de compra de carros usados, Laughlin conta que a Kavak precisou então romper toda essa cadeia e transformar por completo a relação do consumidor dentro desse mercado. “Buscamos então construir uma nova proposta de valor para o consumidor”, pontua.
Ponto de destaque nessa jornada aqui no Brasil, é que a Kavak oferece dois anos de garantia em seus veículos comercializados, além de toda uma infraestrutura de assistência técnica e modelo de financiamento. “
Nós compramos esses carros das pessoas e ele então passa a ser um carro da Kavak. O veículo passa por um processo de recondicionamento próprio da marca com parceiros aqui no Brasil. E buscamos a opção de venda que mais se adequa a cada cliente. Além de todo o suporte necessário para a total segurança do cliente”, explica Laughlin.
“Quanto maior e mais complexo é o desafio, maior é a dor do cliente, maior é a oportunidade de criar uma boa solução” – Roger Laughlin, cofundador e CEO da Kavak no Brasil
Kavak e a democratização do acesso ao carro
Na visão de Laughlin, essa complexidade traz na verdade uma grande oportunidade de negócios. “Quanto maior e mais complexo é o desafio, maior é a dor do cliente, maior é a oportunidade de criar uma boa solução. E se você consegue criar algo que tire essa dor do cliente, você abre fronteiras para que esse negócio seja sustentável”, avalia Laughlin.
“Nosso foco é democratizar o acesso ao carro”, pontua o executivo que revela que hoje, 50% das vendas da Kavak, vem do modelo de financiamento. “São clientes que normalmente não encontram no mercado um modelo de financiamento que se adeque a ele”, destaca Laughlin.
Nesse mercado, a Kavak tem como um dos diferenciais a construção de uma jornada phygital para seus clientes.
“Hoje não basta você só pensar na digitalização como algo escalável e de fácil acesso. Na Kavak nos preocupamos com aquilo que o cliente precisa. Por isso o modelo phygital vem sendo tão bem aceito”, destaca Laughlin.
Valorizar essa infraestrutura, mesmo com o crescimento dos canais digitais, é muito importante para negócios hoje, diz Laughlin. “Nosso foco então está na construção de um relacionamento mais durável com nossos clientes”, conclui o CEO da Kavak.
Assine nossa newsletter e receba as principais notícias da experiência do cliente
+ Notícias
Empresas digitais têm olhar cuidadoso sobre as necessidades do cliente
CX e lideranças: a estratégia “by design” do Itaú