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Kavak e a reinvenção da experiência de carros usados no Brasil

Kavak e a reinvenção da experiência de carros usados no Brasil

“A reinvenção da experiência de vendas de carros usados”, foi tema do case da Kavak no CONAREC 2022

“A reinvenção da experiência de vendas de carros usados”, foi tema do case da Kavak no CONAREC 2022. A Kavak, é uma plataforma mexicana de comercialização de carros usados que passou a operar há um ano no Brasil.

Segundo, Roger Laughlin, cofundador e CEO da Kavak no Brasil, a empresa nasceu da necessidade de “sanar uma dor importante para o consumidor num mercado grande”.

“Uma das principais motivações foi a importância do carro na América Latina e na vida das pessoas dessas localidades, e do quão é complexo é o mercado de carro usados em países emergentes. Foi então que descobrimos que havia o potencial de construir uma coisa única para esse mercado”, conta Laughlin.

Uma nova proposta de valor para o mercado de carros usados

Diante desse desafio em gerar maior fluidez e menos atrito na jornada de compra de carros usados, Laughlin conta que a Kavak precisou então romper toda essa cadeia e transformar por completo a relação do consumidor dentro desse mercado. “Buscamos então construir uma nova proposta de valor para o consumidor”, pontua.

Ponto de destaque nessa jornada aqui no Brasil, é que a Kavak oferece dois anos de garantia em seus veículos comercializados, além de toda uma infraestrutura de assistência técnica e modelo de financiamento. “

Nós compramos esses carros das pessoas e ele então passa a ser um carro da Kavak. O veículo passa por um processo de recondicionamento próprio da marca com parceiros aqui no Brasil. E buscamos a opção de venda que mais se adequa a cada cliente. Além de todo o suporte necessário para a total segurança do cliente”, explica Laughlin.

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“Quanto maior e mais complexo é o desafio, maior é a dor do cliente, maior é a oportunidade de criar uma boa solução” – Roger Laughlin, cofundador e CEO da Kavak no Brasil

Kavak e a democratização do acesso ao carro

Na visão de Laughlin, essa complexidade traz na verdade uma grande oportunidade de negócios. “Quanto maior e mais complexo é o desafio, maior é a dor do cliente, maior é a oportunidade de criar uma boa solução. E se você consegue criar algo que tire essa dor do cliente, você abre fronteiras para que esse negócio seja sustentável”, avalia Laughlin.

“Nosso foco é democratizar o acesso ao carro”, pontua o executivo que revela que hoje, 50% das vendas da Kavak, vem do modelo de financiamento. “São clientes que normalmente não encontram no mercado um modelo de financiamento que se adeque a ele”, destaca Laughlin.

Nesse mercado, a Kavak tem como um dos diferenciais a construção de uma jornada phygital para seus clientes.

“Hoje não basta você só pensar na digitalização como algo escalável e de fácil acesso. Na Kavak nos preocupamos com aquilo que o cliente precisa. Por isso o modelo phygital vem sendo tão bem aceito”, destaca Laughlin.

Valorizar essa infraestrutura, mesmo com o crescimento dos canais digitais, é muito importante para negócios hoje, diz Laughlin.  “Nosso foco então está na construção de um relacionamento mais durável com nossos clientes”, conclui o CEO da Kavak.

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