Pesquisar
Close this search box.
/
/
Juntas, Big Techs somam quase US$ 150 bilhões em aquisições

Juntas, Big Techs somam quase US$ 150 bilhões em aquisições

Estudo de consultoria observa expansões a novos mercados, linhas de produtos e horizontes das gigantes

Ninguém sabe o quanto são US$ 148,9 bilhões. Afinal, se você tentar contar até um bilhão, vai levar 285 anos contando 16 horas por dia. Mas a cifra que corresponde ao total de aquisições feitas pelas Big Techs norte-americanas impressionam mais pelo seu significado: força e diversificação dos negócios.

Em um estudo recente, a consultoria CB Insights cruzou seus dados sobre fusões e aquisições para observar como as Big Techs norte-americanas Facebook, Amazon, Microsoft, Google e Apple se expandem para novos mercados, linhas de produtos e horizontes de tecnologia.

O estudo traça uma linha do tempo de 30 anos, muito por conta da Microsoft, e salienta que a primeira aquisição bilionária das FAMGA (acrônimo para estas Big Techs) foi feita feita em 1999, quando a Microsoft comprou a Visio Corporation. Desde então, a Microsoft foi a que mais fez aquisições bilionárias, sendo 12 compras, seguida pelo Google, com oito, e Facebook e Amazon, com 5 cada.

A Microsoft também fez a maior aquisição já feita por uma Big Tech ao comprar o LinkedIn por US$ 26,2 bilhões, em 2016. A segunda maior foi do Facebook ao comprar o WhatsApp por US$ 22 bilhões, em 2014, seguida pela Amazon, que obteve a Whole Foods por US$ 13,7 bilhões, em 2017.

No total, as FAMGA fizeram mais de 800 aquisições, sendo 32 acima de US$ 1 bilhão. A Apple tem o menor número de aquisições bilionárias, com apenas sua aquisição de US$ 3 bilhões da Beats Electronics e sua compra de US$ 1 bilhão do negócio de modem para smartphones da Intel.

Aquisições de big techs americanas
Fonte: CB Insights

A aquisição bilionária mais recente das gigantes foi a plataforma de CRM Kustomer, feita pelo Facebook por US$ 1 bilhão em novembro de 2020.

Muito poder

As impressionantes cifras das aquisições feitas pelas Big Techs traduzem seus poderes, que têm chamado a atenção do governo norte-americano. Depois de uma investigação sobre práticas anticompetitivas no e-commerce, mercado de smartphones, redes sociais e serviços de busca, os CEOs da Amazon, Apple, Facebook e Google foram chamados a prestar esclarecimento em outubro passado.

Para julho deste ano, o governo norte-americano marcou outra uma série de sessões antitruste para as investigações.

Em paralelo, o governo dos EUA também montou um comitê com sessão marcada para março com os CEOs Mark Zuckerberg (Facebook), Sundar Pichai (Google) e Jack Dorsey (Twitter) para discutir o aumento de fake news nestas plataformas.

O “modus operandi” das Big Techs também está sendo questionado em outros países, principalmente na Europa. Afinal, de onde vem tanto poder?


+Notícias

Por que as novas políticas de privacidade da Apple revoltaram as Big Techs?

5 Big Techs para ficar de olho na nova década

Disney+ vai superar Netflix em assinantes até 2026, aponta consultoria

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]