Pesquisar
Close this search box.
/
/
Investimentos em inovação no mundo superam US$ 700 bilhões em 2017

Investimentos em inovação no mundo superam US$ 700 bilhões em 2017

Estudo realizado pela consultoria PwC mostra que a indústria de software e internet foi a que puxou o aumento de 2,7% dos aportes em inovação

Os investimentos em pesquisa & desenvolvimento continuam movimentando bilhões de dólares em todo mundo. Mais de US$ 700 bilhões para ser mais exato. De acordo com o estudo Global Innovation 1000, realizado pela PwC, os aportes globais em inovação chegaram a US$ 701,6 bilhões em 2017, aumento de 3,2% em relação ao mesmo ano do ano passado. Entre as empresas que mais investem, há quatro brasileiras.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

O destaque deste ano ficou para a indústria de software e internet. Segundo a pesquisa, somente no ano passado, os investimentos do setor subiram 16,1%. Não por acaso, entre as cinco primeiras empresas do ranking, apenas a Volkswagen, quinta colocada, não é voltada para tecnologia.

A Amazon lidera o ranking, com US$ 16,1 bilhões investidos no setor de pesquisa e desenvolvimento. A empresa de Jeff Bezos é seguida por Alphabet (US$ 13,9 bilhões), que é a controladora do Google, Intel (US$ 12,7 bilhões) e Samsung (US$ 12,7 bilhões).

Outro destaque no levantamento foi o setor de saúde. Somente em 2017, os aportes da indústria aumentaram cerca de 5,9%. E o que chama a atenção das empresas é a intensidade do investimento em inovação. A companhia suíça Roche, melhor colocada no levantamento com a sétima posição, destina 21,9% de sua receita para P&D. A americana Merck, oitava colocada, aporta 25,4% de seu faturamento em inovação.

O destaque negativo pode ficar para a China. Após anos crescendo a duplo dígito, o investimento em P&D no gigante asiático caiu 3,3%, demonstrando uma menor participação do Partido Comunista nos aportes da área.

Inovação à brasileira

Quatro empresas do País apareceram no ranking. A melhor colocada foi a Petrobras, com US$ 600 milhões, investidos em inovação no ano passado. Essa quantia foi o suficiente para assegurar a 238ª posição para a estatal. O número, no entanto, representa apenas 0,7% do faturamento total da petroleira.

Logo depois, vem a Vale. A mineradora encerrará o ano com US$ 300 milhões investidos em pesquisa & desenvovimento, na 346ª posição global. Esse montante, contudo, é 25% menor do que o apresentado no ano passado. A Embraer, na 510ª posição, investiu US$ 200 milhões, o mesmo valor registrado no ano passado.

Das grandes companhias brasileiras, a Totvs, apesar de ocupar apenas a 935ª posição, pode ser considerada o grande destaque. Afinal, os US$ 100 milhões investidos em P&D neste ano representam cerca de 15,3% do seu faturamento, o que coloca o setor como um dos mais importantes da empresa de tecnologia.

Nacionalismo e medo

O levantamento feito pela consultoria ainda chama a atenção para o perigo da ascensão do nacionalismo na visão dos empresários. A PwC ouviu 562 executivos e 52% deles afirmam estar preocupados com o crescimento do discurso a favor do nacionalismo econômico. Para completar, 23% deles disseram ter recebido pressões pela mudança de abordagem em relação à inovação.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]