Pesquisar
Close this search box.
/
/
Internet das coisas: inúmeras possibilidades para empresas

Internet das coisas: inúmeras possibilidades para empresas

A palavra chave para a internet das coisas - objetos conectados - é sensor. Espalhados por lugares estratégicos, eles gerarão dados que podem ser analisados e revertidos em benefícios para as pessoas, tornando a vida mais fácil.

A combinação desses sensores com gatewais – hubs que concentram informações, realizando uma filtragem précia de dados – e softwares de análise aponta para um futuro onde não há limites, tudo é possível. “Isso trará impacto em todas as áreas”, resume Fernando Cesar, gerente da Área de Soluções para Clientes OEM da Dell na América Latina.

Para Tomas Blicharz, EMEA Advisory Consultant da HP Enterprise Services, as possibilidades são infinitas e, portanto, cabe às instituições bancárias descobrir as expectativas dos clientes e oferecer além, inclusive da usabilidade, confiança e funcionalidade, agregando valor ao serviço e produto oferecido. “Falta agregar algo que traga prazer aos clientes”,  comenta. Com os wearables, por exemplo, será possível usar a informação correta para o serviço certo no momento adequado. “Será possível melhorara a interação e a experiência do cliente”.

Por fim, o segmento de seguros também terá aplicações infinitas da IoT. Joshua Siegel, Líder do Big Data Transformation Delivery Team da EMC, apontou como a IoT (sigla em inglês para Internet of Things) fará a diferença entre empresas que sobreviverão ou não. Ele apontou como exemplos inovações como o Uber, nos transportes, o airbnb, na hotelaria, o coursera, para educação, o Netflix, Google e outros. Por isso, nos EUA, os investimentos das seguradoras em Big Data já aumentaram. Em 2014, 24% das empresas do setor já investiram em Big Data. Entre as grandes, os números chegam a 39%. “A IoT pode ser fonte de informações diversas. Você pode testar cenários diferentes, o erro é percebido mais rápido e corrigi-lo sai mais barato”, afirma Siegel.

Entre os exemplos de aplicações, o executivo apontou alguns. Os agentes de seguro, que vendem para diferentes empresas, poderão ser melhor analisados e mais bem informados. ALém disso, eles poderãoser direcionados para áreas onde atuam melhor. Pelo uso e análise de dados, também será possível modificar a precificação de seguros, não só de automóveis, mas também de vida. “Pelo cruzamento de dados diferentes, consigo analisar todo o comportamento do cliente.

 

Por exemplo, ele tem um seguro de vida e não me vendeu dados de saúde. No entanto, me autorizou a ter acesso aos dados de seu carro. Pelo GPS, eu sei se ele
passa ou não em áreas de risco, em quais restaurantes costuma passar para se alimentar. Consigo traçar um perfil de risco”, explicou o executivo. Entre outras aplicações, também se incluem prevenção de fraudes, detecção e prevenção de perdas e atendimento em múltiplos canais aos clientes.

 

LEIA MAIS:

Os seis maiores hábitos das pessoas bem sucedidas

Startups mais criativas do mundo são anunciadas em Cannes

Big data: a matemática do marketing da ciência aos negócios

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]