/
/
Como a inteligência artificial está transformando a área de RH

Como a inteligência artificial está transformando a área de RH

Automação de tarefas burocráticas e análise de dados em massa ajudam a otimizar processos

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL é responsável pela automação de processos e otimização de trabalho nas mais variadas áreas. Para as equipes de Recursos Humanos, os avanços na tecnologia se provam cada vez mais necessários para a manutenção da competitividade e a melhoria na tomada de decisões.

Apesar da AI facilitar bastante alguns processos nesta área, as empresas precisam ficar atentas para não deixar todas as decisões nas mãos de algoritmos. Toda a automação deve ser usada para melhorar e acelerar os processo de decisão, mas a inteligência emocional humana ainda é essencial no trato com pessoas.

Segundo relatório da consultoria McKinsey, a adoção de sistemas de inteligência artificial em todas as áreas das empresas, e não apenas pelo RH, pode gerar, potencialmente, uma produção econômica adicional de cerca de US$ 13 trilhões até 2030, aumentando o PIB global em cerca de 1,2% ao ano.

Veja abaixo como a inteligência artificial pode ajudar em três atribuições das áreas de RH:

1. RECRUTAR TALENTOS

Navegar por milhares de currículos parecidos para encontrar futuros talentos para a empresa sempre foi um dos trabalhos que mais consomem tempo e esforço das áreas de recursos humanos. Com a inteligência artificial, os recrutadores podem fazer análises preliminares de currículos de maneira automatizada. Isso acelera bastante o processo, uma vez que o algoritmo pode fazer todos os filtros e análises de competência de um volume grande de currículos em uma fração do tempo que levaria aos humanos.

Outra forma de agilizar o processo de contratação é o uso de chatbots dotados de inteligência artificial. Eles podem fazer uma “pré-entrevista” com possíveis candidatos, perguntando as informações mais básicas, como histórico escolar e pretensão salarial, liberando mais tempo para os profissionais de RH fazerem entrevistas detalhadas pessoalmente.

Chatbots também podem ser usados para gerenciar o agendamento de entrevistas, testes de aptidão e outras tarefas burocráticas.

Além disso, a inteligência artificial para a seleção inicial de currículos pode eliminar o viés humano, uma vez que a máquina analisa apenas dados como experiência e habilidades, sem avaliar traços subjetivos do candidato.

A remoção do viés humano do processo de recrutamento incentiva um ambiente de trabalho inclusivo, mas deve se tomar cuidado para que o algoritmo de inteligência artificial não tenha seu próprio viés, descartando candidatos de grupos minoritários, por exemplo.

rh

2. ANÁLISE DE DESEMPENHO E RETENÇÃO DE TALENTOS

Tão importante quanto identificar talentos, a retenção de funcionários qualificados é um dos principais trabalhos das áreas de Recursos Humanos. Sistemas de inteligência artificial conseguem monitorar o desempenho dos funcionários e identificar quem está mais engajado e quem está com desempenho abaixo da média. Com isso, o sistema faz recomendações sobre quem deve receber aumentos e bônus, e quem deve ser desligado.

Um sistema criado pela IBM, por exemplo, pode prever quais funcionários deixarão um emprego com 95% de precisão. Além de prever quem está para deixar a empresa com base em dados de performance e engajamento, o sistema da IBM ainda indica aos gestores as medidas que podem tomar para evitar um pedido de demissão inesperado de funcionários que a empresa gostaria de reter.

3. AUTOMAÇÃO DE TAREFAS ADMINISTRATIVAS

Pedidos de férias, reembolsos de plano de saúde, emissão de folha de pagamento, entre outras coisas, são tarefas administrativas normalmente realizadas pelas áreas de Recursos Humanos das empresas. Economizar tempo nessas situações pode ajudar as equipes de RH a se concentrarem em áreas mais estratégicas, como na integração com os funcionários, análise de desempenho e capacitação de equipes.

Chatbots inteligentes que fazem atendimento aos funcionários, resolvendo dúvidas e fornecendo formulários que são usados com frequência, por exemplo, podem aliviar a carga de trabalho do RH. Com mais tempo livre, a equipe de Recursos Humanos pode focar em projetos mais criativos e estratégicos que podem ter um impacto maior na cultura da empresa.

Novo chatbot do Google pode aprimorar interações entre máquina e humanos
Tendências de chatbots para 2020 que transformarão a experiência do cliente
A jornada da área de Recursos Humanos pela transformação digital

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]