A realização da compra da casa própria é um sonho para muitos brasileiros. Os financiamentos imobiliários, recurso de empréstimo que somaram cerca de 13,3 bilhões de reais em junho de 2023, apresentaram um crescimento de 8,6% em relação ao mês de maio, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário.
No entanto, o aquecimento do mercado também exige cada vez mais um gerenciamento seguro e inteligente das informações compartilhadas pelos candidatos a crédito durante o processo. Segundo especialistas, nesses casos a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma aliada na aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A crescente digitalização das transações imobiliárias trouxe consigo desafios relacionados à proteção de dados dos consumidores. Thiago Yaak, especialista em soluções de IA, enfatiza a importância da tecnologia na salvaguarda de informações pessoais.
“A digitalização não pode ser pensada apenas para encurtar etapas e dar mais agilidade aos processos. A tecnologia também precisa evoluir junto com as novas preocupações éticas, as necessidades de proteção e transparência com a sociedade”, diz Yaak.
IA na proteção de dados pessoais
Abordagens por telefone sem contato prévio por parte do cliente são exemplos de pequenas invasões que os compradores podem sofrer. Outra atividade que deve ser vista com atenção é a solicitação do envio de documentos e extratos bancários por meio de e-mails e aplicativos de mensagem.
A IA pode ser implementada como uma solução robusta para garantir a privacidade e segurança dos dados dos clientes. Um exemplo prático é o uso de plataformas que utilizam criptografia para proteger as informações inseridas pelos compradores, analisando as possibilidades de crédito e recomendando opções personalizadas de forma segura e menos invasiva. Yaak exemplifica uma ferramenta de solução para este problema, criando o “match” perfeito entre o perfil do comprador e o imóvel.
“O cliente insere as informações necessárias em uma plataforma, que mantém todos os dados criptografados, sem divulgação ou acesso direto das empresas. Esse sistema analisa as possibilidades de créditos, recomendando opções de maneira personalizada e segura, de forma menos invasiva”, explica o especialista.
Potencialidades da IA no mercado imobiliário
Análise de Dados e Previsão de Tendências: Segundo a consultoria internacional McKinsey, a IA pode analisar grandes volumes de dados para prever tendências de mercado, ajudando investidores e desenvolvedores a tomar decisões informadas.
Aprimoramento da Experiência do Cliente: Com a IA, é possível criar experiências de cliente mais ricas e personalizadas, como sugerido por um estudo da Deloitte. Isso inclui recomendações personalizadas de propriedades com base nas preferências e histórico do cliente.
Eficiência no Processamento de Crédito Imobiliário: A IA pode automatizar e acelerar o processamento de créditos imobiliários, reduzindo o tempo e os custos operacionais, conforme apontado por um relatório da KPMG.
Gerenciamento de Propriedades e Manutenção Preditiva: Empregando a IA para a manutenção preditiva, as empresas imobiliárias podem antecipar necessidades de reparo e manutenção, otimizando custos e tempo, como destacado pela PwC.
Avaliação de Risco e Compliance: A IA pode ser utilizada para uma avaliação de risco mais precisa e para assegurar a conformidade com as regulamentações locais e internacionais, um aspecto ressaltado pela Ernst & Young.
Personalização para cada público
Segundo a pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a escolha do imóvel ideal é marcada por diversas características de cada público e geração.
A geração Z é representada por 81% da busca por imóveis de transição, para encontrar a independência fora da casa dos pais, já a geração dos baby boomers buscam um upgrade na moradia, algo com maiores benefícios e melhor localização. A presença da IA dentro do mercado imobiliário facilita essa busca personalizada, garantindo além da segurança, maior eficiência no momento de encontrar um novo lar.
“Com a automação dos processos que acontecem no mercado imobiliário, é possível agilizar o momento burocrático, garantindo alto nível de sucesso dentro das transações e escolhas para o consumidor. Para os clientes, além da assertividade é possível entregar mais segurança, a partir da não veiculação de dados pessoais em plataformas de amplo acesso”, diz Thiago Yaak.