Enquanto a experiência de atendimento ao consumidor vai se atualizando e englobando cada vez mais canais de atendimento, as redes sociais passaram a ter um papel importante na jornada do consumo. Podendo auxiliar a corresponder às expectativas de um relacionamento cada vez mais omnicanal. Nós já discutimos como o WhatsApp está revolucionando o atendimento ao cliente. Mas agora chegou o momento de destrinchar as potencialidades do Instagram. E você já deve saber que o Instagram Reels é o novo queridinho quando o assunto são as publicações nas redes sociais, certo? Não sem motivos: entre todas as ferramentas da plataforma – incluindo stories, IGTV e feed – o Reels é a que tem maior alcance orgânico e chances de viralização.
Assine a newsletter da Consumidor Moderno
O que muita gente ainda tem dúvidas é sobre as melhores estratégias para explorar todo o potencial que a ferramenta oferece para a comunicação das marcas. Isso porque não basta postar qualquer conteúdo e esperar uma chuva de novos seguidores – ou de novos clientes.
Investir em técnicas de marketing e saber usar corretamente todas as funcionalidades da ferramenta são alguns dos segredos de marcas que conseguem bombar na plataforma.
O potencial do Instagram Reels para as marcas
Desde quando surgiu, em outubro de 2010, o Instagram vem passando por constantes atualizações. A rede, que inicialmente permitia apenas postagens de fotos, foi comprada pelo gigante Facebook e, em pouco tempo, passou a incorporar novas funcionalidades.
Foi quando os conteúdos em vídeo ganharam espaço e relevância. Tanto que o app criou ferramentas específicas para eles: o IGTV e os stories. Até que, no fim de 2019, lançou o Reels.
Inicialmente criado com a ideia de ser uma afronta à chinesa TikTok, que vinha crescendo exponencialmente em número de usuários, ganhando especialmente a preferência dos mais jovens, o Reels logo tornou-se o queridinho da rede.
Os principais motivos são o alcance – que extrapola em muito o número de seguidores da página – e a capacidade de viralização do conteúdo, que pode ser exibido na aba descobrir da plataforma: uma oportunidade e tanto para as marcas que querem conquistar novos seguidores com a intenção de convertê-los em clientes.
Além disso, a capacidade de conexão sincera com o público também figura na lista de motivos que levam as marcas a apostar cada vez mais na plataforma. Isso porque o Reels tem uma linguagem descontraída e é “movido” por trends, que aproximam a marca de suas personas e humanizam a empresa.
Assine a newsletter da Consumidor Moderno
Outro fator que conta pontos em favor da ferramenta é que, por abrigar um conteúdo curto e criativo, o Reels gera mais engajamento ao provocar nas pessoas o desejo de curtir, compartilhar, comentar e até mesmo salvar as publicações, podendo, até mesmo, ir parar nas redes sociais vizinhas, como o WhatsApp, por exemplo.
“O grande diferencial do Reels é que as publicações chegam também às pessoas que não seguem o seu perfil no Instagram. Até o momento tem gerado bom engajamento para quem faz bom uso da ferramenta”, explica o publicitário Gláucio Amaral, diretor executivo da Agência Ecco, agência de publicidade com foco em conversão de vendas.
A novidade é que para as empresas, o que já era bom, tende a ficar ainda melhor. Isso porque recentemente, o Instagram anunciou que será possível promover campanhas dentro do reels, estratégia que, até então, só era permitida nos stories e no feed.
“Os anúncios no Reels serão exibidos em loop e terão até 30 segundos. Serão parecidos com os stories. As pessoas vão poder comentar, curtir, visualizar, salvar e compartilhar. Também será possível inserir um botão de compra”, descreve Gláucio Amaral.
Assine a newsletter da Consumidor Moderno
Para aproveitar a novidade, o publicitário sugere que as marcas invistam algum dinheiro para observar se os anúncios performam bem para o seu tipo de produto. “Fiquem atentos aos dados que a ferramenta fornece e vá fazendo ajustes que tornem os anúncios mais eficientes”, orienta.
7 estratégias para produzir conteúdos que engajam nos Reels
Postar e sair correndo, como sugere o meme, não é nem de longe a melhor alternativa para as marcas que querem incluir o Instagram Reels em suas estratégias de comunicação.
Confira, a seguir, 7 dicas elaboradas pelo diretor executivo da Agência Ecco, para engajar seguidores e atingir metas.
1 – Criatividade
Quando o assunto é Instagram Reels, uma coisa é certa: não existe receita de bolo. O que funciona para algumas marcas, pode não funcionar para outras. Contudo, uma coisa é certa: para que qualquer bolo cresça, é preciso de fermento. E a criatividade é o fermento do Reels.
“Parece óbvio, mas a maioria das marcas acredita que postar qualquer coisa sobre seus produtos vai fazer o público amar de paixão. Publicações no Reels ou TikTok aumentaram drasticamente o nível de criatividade que os produtores de conteúdo precisam ter. No mais, as marcas estão disputando atenção com reels de bebês fofinhos e adultos levando tombos. Ou você usa da sua criatividade ou o usuário rola a timeline em busca de algo que desperte mais a atenção dele”, pondera o publicitário.
2 – Não me faça pensar
A frase, citada pelo escritor Steve Krug nos anos 2000, se referia à construção de sites, mas é mais atual que nunca quando o assunto é consumo de conteúdo em redes sociais, inclusive no Instagram Reels.
“Planeje a sua mensagem, deixe claro o que você quer dizer e não force o usuário a decodificar uma mensagem complexa. Ele provavelmente não está vendo Reels no Instagram com objetivo de parar para entender mensagens complexas”, alerta Gláucio Amaral.
3 – Diga logo ao que veio
Foi-se o tempo em que o público passava dias em frente à TV esperando que o apresentador mostrasse o ET capturado que estava dentro de uma caixa misteriosa ou que o caso do homem grávido fosse solucionado. Nas redes sociais, estratégias como essas não funcionam.
“Reels são comunicações curtas, se você demorar muito para deixar claro o que quer dizer, as pessoas simplesmente vão para o próximo vídeo. Os primeiros cinco segundos dos vídeos são fundamentais para segurar a atenção dos usuários”, pontua o diretor executivo da Agência Ecco.
4 – Quanto menos parecer uma publicidade, melhor
“Por mais que você ache o seu produto ou serviço a coisa mais legal do mundo, a maioria das pessoas não acha. Então, não espere ter sucesso com um Reels que pareça uma placa de publicidade de rua”, orienta o publicitário.
Nesse sentido, apostar em conteúdos relevantes, que agreguem informação ou divirtam o usuário, é a melhor estratégia. O @essemenino – sim, o da Pfizer, tá passada? – é um excelente modelo a ser seguido. Recentemente, ele usou o Reels para fazer publicidade para marcas como Avon, 99 food, Natura e até para o Criança Esperança.
5 – Call to Action
Salve para lembrar mais tarde, compartilhe com um amigo que precisa saber disso, marque aqui quem precisa ver isso. Mais do que um jeito simpático de finalizar os vídeos, as Call to Action (CTA – chamadas para ação, em português) são uma técnica de marketing bastante eficiente.
“Você conseguiu chamar a atenção do seu consumidor? Termine seu vídeo chamando as pessoas para a ação que você espera que ela tome”, ensina o publicitário.
6 – Trends
As trends fazem parte do DNA do Instagram Reels – e isso, é claro, incluem as famosas dancinhas, dublagens e remix de assuntos quentes do momento. Por isso, devem ser contempladas na estratégia de comunicação das marcas.
“Mas é preciso agilidade para criar enquanto o assunto ainda é relevante, ou você corre o risco de chegar muito tarde e parecer o tio do pavê falando de um assunto já batido”, pondera o diretor executivo da Agência Ecco.
7 – Não se esqueça de dizer o básico
Como o Reels alcança também pessoas que não seguem ou não conhecem a sua marca, é importante não se esquecer de dizer o básico. “Essas pessoas podem estar no topo do funil de vendas. Então procure maneiras de deixar minimamente claro o que é o seu produto ou serviço”, pontua Gláucio Amaral.
+ Notícias
Atendimento ao cliente: Por que Omnichannel é diferente de multicanalidade?