Pesquisar
Close this search box.
/
/
Filmes de terror estão fora de moda, bom mesmo é viver a experiência completa

Filmes de terror estão fora de moda, bom mesmo é viver a experiência completa

Conheça a grande narrativa desenvolvida por Darren Bousman, diretor de Jogos Mortais II, III e IV, que envolveu pessoas reais em uma experiência de terror

Poucas obras artísticas envolvem tanto o público quanto filmes de terror. Mesmo sabendo que não são reais, são muitas as pessoas que ficam assustadíssimas com histórias, cenas, personagens. A verdade, porém, é que por trás de todo bom filme de terror existe uma boa história – que às vezes só chega a ser descoberta pelos fãs das histórias, que ousam chegar perto delas.

Exemplo claro disso é a série de filmes Jogos Mortais (ou SAW, em inglês). A narrativa gira em torno das absurdas experiências de vida ou morte em que determinadas pessoas são colocadas. E quem as obriga a passar por aquilo é o personagem Jigsaw. Não daremos spoilers, mas existe uma história por trás de toda a loucura do personagem – a dica é que é possível entender essa narrativa até o terceiro filme.

Além disso, por trás de todo filme de terror existem, é claro, mentes criativas interessadas em alcançar limites. Exemplo claro disso é a trajetória de Darren Bousman, diretor de Jogos Mortais II, III e IV. Essa série foi apenas um exemplo do que o artista era capaz. A participação dele no SXSW, porém, aconteceu por causa da chamada The Tension Experiênce (A experiência de tensão).

Um show criativo

As cenas dessa narrativa se assemelham a um filme de terror, mas não fazem parte de um. Na verdade, o que poderia ser ficção, foi transformado em realidade por Bousman e alguns parceiros tão criativos e ousados quanto ele. The Tension Experience foi uma experiência de dez meses que combinou um jogo de realidade alternativa, performances em locais específicos e terminou como uma peça de teatro em Los Angeles. Durante o processo, os convidados precisavam tomar duras decisões, senão o jogo não evoluía.

Darren Bousman conta que as pessoas envolvidas – pessoas da comunidade, inclusive – não sabiam o que estava acontecendo. Sabrina Kern, uma das atrizes participantes, relata que recebeu um telefonema de um homem desconhecido, sendo convidada para participar. Ela aceitou. Depois disso, recebeu uma ligação do verdadeiro Bousman, comentando que ela poderia vê-lo na TV – uma brincadeira com o personagem de Jogos Mortais, Jigsaw.

Engajamento

O storytelling de todo o processo de criação dessa experiencia foi levado muito a sério. O produtor cinematográfico Gordon Bijelonic comenta que “a narrativa era muito variada, mesmo participando mais de uma vez, era impossível saber quais seriam as experiências seguintes”. Além disso ele comenta que tudo era tão real que algumas pessoas achavam que estavam fazendo rituais dentro da casa.

O roteirista Clint Sears, parceiro de Bousman em outros projetos, relata que, ao ser convidado, demorou para acreditar no projeto – mas foi convencido, por fim. “As pessoas vieram de todos os lugares do mundo para participar”, conta. “E quando um homem morador de Los Angeles não pode ir para Londres para continuar no projeto, os outros participantes fizeram uma vaquinha e pagaram toda a viagem”, diz.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]