Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dossiê da inovação em CX: tendências para os próximos anos

Dossiê da inovação em CX: tendências para os próximos anos

Fernando Seabra, idealizador do Clube BoraFazer, analisa o futuro do setor sob a perspectiva do que a inovação pode trazer em excelência e satisfação

No universo da experiência do consumidor, a única certeza é a mudança. As prioridades e demandas dos clientes estão em constante transformação, assim como a tecnologia e o mercado. Empresas investem continuamente na inovação em CX para ficar à frente da concorrência e fornecer vivências marcantes que tornam o comprador em um fiel consumidor.

Entretanto engana-se quem acha que a inovação em CX se restringe apenas a criação de novos produtos e serviços. A tendência é utilizar ferramentas e tecnologia que aproximem o consumidor da marca, o faça se sentir único, objetivando a interação de forma verdadeira e eficiente. É necessário lapidar esse atendimento e marcar de forma positiva toda a jornada do cliente.

Apesar da evolução tecnológica constante, como a análise de dados e IA, existem inúmeros entraves que se concentram principalmente na resistência dos colaboradores e regramentos que ajudam a proteger o consumidor.

Pensar sobre o tema e analisar o cenário mercadológico, nos ajuda a dar um passo à frente de um setor cada vez mais dinâmico e exigente. Por isso, para entendermos o futuro do CX para os próximos anos, a Consumidor Moderno entrevistou Fernando Seabra, docente, idealizador do Clube BoraFazer, investidor-anjo, mentor do Planeta Startup, advisor no Batalha das Startups, avaliador do Shark Tank Brasil e do Meet the Drapers Brasil.


Quer saber o que há de melhor em CX?
Participe do CONAREC 2023!

Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro

Ainda não tem ingresso?
Clique aqui! 💬


CM – Como as empresas podem utilizar a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para melhorar a experiência do cliente nos próximos anos?

Fernando Seabra: As empresas estão cada vez mais adotando tecnologias avançadas para melhorar a experiência do cliente. Uma das principais estratégias é o uso de Recomendações Personalizadas, onde algoritmos são empregados para analisar o comportamento do cliente, permitindo que as empresas forneçam sugestões específicas de produtos ou serviços que se alinham às suas preferências e histórico de compras. Além disso, o Atendimento Automatizado através de chatbots e assistentes virtuais tem se mostrado eficaz na resposta rápida a perguntas frequentes, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente. Por fim, a Inteligência Artificial também está sendo utilizada na Previsão de Necessidades dos clientes. Por exemplo, a IA pode antecipar quando um cliente está prestes a ficar sem um produto e pode precisar de um reabastecimento, ou até mesmo identificar quando é provável que enfrente algum problema, permitindo que as empresas tomem medidas proativas para melhorar a satisfação do cliente.

CM – Quais são os principais desafios que as empresas enfrentam ao adotar a inovação em CX e como podem superá-los?

Fernando Seabra: Ao implementar novas tecnologias, as empresas enfrentam desafios como a Resistência à Mudança por parte de funcionários e gestores, que pode ser superada com treinamento adequado e comunicação clara. Além disso, a Integração de Tecnologia apresenta complexidades ao combinar novas ferramentas com sistemas já existentes. Por fim, a Privacidade de Dados é crucial, sendo imperativo que as empresas sigam regulamentações rigorosas e implementem medidas robustas para proteger as informações dos clientes.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

CM – A integração entre canais e plataformas é fundamental para a experiência do cliente. Como as empresas podem aprimorar essa integração para fornecer uma experiência coesa e fluida?

Fernando Seabra: Para aprimorar a experiência do cliente, as empresas estão focando em Plataformas Unificadas que integram diversos canais, como online, offline e redes sociais, proporcionando uma visão completa do cliente. Além disso, o uso de APIs e Integrações é essencial para conectar sistemas variados e assegurar a consistência das informações. E, para garantir a eficácia dessas estratégias, é vital coletar Feedback Contínuo dos clientes, ajustando as abordagens com base em suas experiências e feedbacks.

CM – Como as empresas podem criar experiências personalizadas e sob medida para os clientes, utilizando dados e análises avançadas?

Fernando Seabra: Para criar experiências personalizadas aos clientes, as empresas estão adotando Segmentação Avançada, utilizando análises para categorizar clientes conforme seu comportamento, preferências e histórico de compras. Além disso, estão empregando Testes A/B para avaliar diferentes experiências e mensagens, identificando o que é mais eficaz para cada segmento. E, com a Análise Preditiva, as empresas estão se antecipando às necessidades dos clientes, utilizando dados passados para prever futuras demandas ou interesses.

CM – O atendimento ao cliente está evoluindo com chatbots e assistentes virtuais. Como essas soluções podem ser otimizadas para oferecer suporte eficiente e personalizado?

Fernando Seabra: Para otimizar a eficácia dos chatbots no atendimento ao cliente, é essencial investir em Aprendizado Contínuo, permitindo que essas ferramentas evoluam com base nas interações e aprimorem suas respostas. Em cenários mais complexos, a Integração com Humanos é crucial, garantindo que os clientes possam transitar facilmente de um chatbot para um atendente real. Além disso, a Personalização desempenha um papel fundamental, utilizando dados do cliente para tornar as interações do chatbot mais relevantes e personalizadas.

Conheça o Mundo do CX

CM – Como as empresas podem utilizar a análise de sentimentos e emoções para entender melhor as necessidades e expectativas dos clientes?

Fernando Seabra: Para compreender profundamente as necessidades e expectativas dos clientes, as empresas estão adotando Ferramentas de Análise de Sentimento. Essas ferramentas examinam feedbacks, avaliações e interações nas redes sociais para decifrar o sentimento do cliente. Além disso, é incentivado o Feedback Direto, onde os clientes são motivados a expressar seus sentimentos e opiniões de forma direta. Com base nas informações coletadas, as empresas adotam Ações Proativas, seja para abordar preocupações identificadas ou para capitalizar oportunidades emergentes.



+ NOTÍCIAS
CX entre gerações é tema de painéis do CONAREC 2023
TAG e Dois Pontos: por uma nova experiência de leitura

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]