Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dossiê da inovação em CX: tendências para os próximos anos

Dossiê da inovação em CX: tendências para os próximos anos

Fernando Seabra, idealizador do Clube BoraFazer, analisa o futuro do setor sob a perspectiva do que a inovação pode trazer em excelência e satisfação

No universo da experiência do consumidor, a única certeza é a mudança. As prioridades e demandas dos clientes estão em constante transformação, assim como a tecnologia e o mercado. Empresas investem continuamente na inovação em CX para ficar à frente da concorrência e fornecer vivências marcantes que tornam o comprador em um fiel consumidor.

Entretanto engana-se quem acha que a inovação em CX se restringe apenas a criação de novos produtos e serviços. A tendência é utilizar ferramentas e tecnologia que aproximem o consumidor da marca, o faça se sentir único, objetivando a interação de forma verdadeira e eficiente. É necessário lapidar esse atendimento e marcar de forma positiva toda a jornada do cliente.

Apesar da evolução tecnológica constante, como a análise de dados e IA, existem inúmeros entraves que se concentram principalmente na resistência dos colaboradores e regramentos que ajudam a proteger o consumidor.

Pensar sobre o tema e analisar o cenário mercadológico, nos ajuda a dar um passo à frente de um setor cada vez mais dinâmico e exigente. Por isso, para entendermos o futuro do CX para os próximos anos, a Consumidor Moderno entrevistou Fernando Seabra, docente, idealizador do Clube BoraFazer, investidor-anjo, mentor do Planeta Startup, advisor no Batalha das Startups, avaliador do Shark Tank Brasil e do Meet the Drapers Brasil.


Quer saber o que há de melhor em CX?
Participe do CONAREC 2023!

Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro

Ainda não tem ingresso?
Clique aqui! 💬


CM – Como as empresas podem utilizar a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para melhorar a experiência do cliente nos próximos anos?

Fernando Seabra: As empresas estão cada vez mais adotando tecnologias avançadas para melhorar a experiência do cliente. Uma das principais estratégias é o uso de Recomendações Personalizadas, onde algoritmos são empregados para analisar o comportamento do cliente, permitindo que as empresas forneçam sugestões específicas de produtos ou serviços que se alinham às suas preferências e histórico de compras. Além disso, o Atendimento Automatizado através de chatbots e assistentes virtuais tem se mostrado eficaz na resposta rápida a perguntas frequentes, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente. Por fim, a Inteligência Artificial também está sendo utilizada na Previsão de Necessidades dos clientes. Por exemplo, a IA pode antecipar quando um cliente está prestes a ficar sem um produto e pode precisar de um reabastecimento, ou até mesmo identificar quando é provável que enfrente algum problema, permitindo que as empresas tomem medidas proativas para melhorar a satisfação do cliente.

CM – Quais são os principais desafios que as empresas enfrentam ao adotar a inovação em CX e como podem superá-los?

Fernando Seabra: Ao implementar novas tecnologias, as empresas enfrentam desafios como a Resistência à Mudança por parte de funcionários e gestores, que pode ser superada com treinamento adequado e comunicação clara. Além disso, a Integração de Tecnologia apresenta complexidades ao combinar novas ferramentas com sistemas já existentes. Por fim, a Privacidade de Dados é crucial, sendo imperativo que as empresas sigam regulamentações rigorosas e implementem medidas robustas para proteger as informações dos clientes.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

CM – A integração entre canais e plataformas é fundamental para a experiência do cliente. Como as empresas podem aprimorar essa integração para fornecer uma experiência coesa e fluida?

Fernando Seabra: Para aprimorar a experiência do cliente, as empresas estão focando em Plataformas Unificadas que integram diversos canais, como online, offline e redes sociais, proporcionando uma visão completa do cliente. Além disso, o uso de APIs e Integrações é essencial para conectar sistemas variados e assegurar a consistência das informações. E, para garantir a eficácia dessas estratégias, é vital coletar Feedback Contínuo dos clientes, ajustando as abordagens com base em suas experiências e feedbacks.

CM – Como as empresas podem criar experiências personalizadas e sob medida para os clientes, utilizando dados e análises avançadas?

Fernando Seabra: Para criar experiências personalizadas aos clientes, as empresas estão adotando Segmentação Avançada, utilizando análises para categorizar clientes conforme seu comportamento, preferências e histórico de compras. Além disso, estão empregando Testes A/B para avaliar diferentes experiências e mensagens, identificando o que é mais eficaz para cada segmento. E, com a Análise Preditiva, as empresas estão se antecipando às necessidades dos clientes, utilizando dados passados para prever futuras demandas ou interesses.

CM – O atendimento ao cliente está evoluindo com chatbots e assistentes virtuais. Como essas soluções podem ser otimizadas para oferecer suporte eficiente e personalizado?

Fernando Seabra: Para otimizar a eficácia dos chatbots no atendimento ao cliente, é essencial investir em Aprendizado Contínuo, permitindo que essas ferramentas evoluam com base nas interações e aprimorem suas respostas. Em cenários mais complexos, a Integração com Humanos é crucial, garantindo que os clientes possam transitar facilmente de um chatbot para um atendente real. Além disso, a Personalização desempenha um papel fundamental, utilizando dados do cliente para tornar as interações do chatbot mais relevantes e personalizadas.

Conheça o Mundo do CX

CM – Como as empresas podem utilizar a análise de sentimentos e emoções para entender melhor as necessidades e expectativas dos clientes?

Fernando Seabra: Para compreender profundamente as necessidades e expectativas dos clientes, as empresas estão adotando Ferramentas de Análise de Sentimento. Essas ferramentas examinam feedbacks, avaliações e interações nas redes sociais para decifrar o sentimento do cliente. Além disso, é incentivado o Feedback Direto, onde os clientes são motivados a expressar seus sentimentos e opiniões de forma direta. Com base nas informações coletadas, as empresas adotam Ações Proativas, seja para abordar preocupações identificadas ou para capitalizar oportunidades emergentes.



+ NOTÍCIAS
CX entre gerações é tema de painéis do CONAREC 2023
TAG e Dois Pontos: por uma nova experiência de leitura

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]