Os bots, cada vez mais presentes no mundo digital, estão redefinindo a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Com a capacidade de operar 24 horas, 7 dias por semana, e proporcionar respostas muitas vezes instantâneas, eles têm estabelecido novos padrões para a agilidade e eficiência no atendimento ao cliente. No entanto, a chave para seu sucesso não está apenas na automação, mas na habilidade de equilibrar essa tecnologia com uma abordagem humanizada.
Empresas de vanguarda no mercado, como a Loggi, Claro, Carrefour e Callink, têm observado e respondido a essa tendência. Para elas, a integração de bots no atendimento ao cliente não se trata apenas de rapidez, mas também de personalização. A experiência do cliente precisa ser autêntica e personalizada, mesmo quando mediada por um programa automatizado. Como as empresas podem garantir que os bots proporcionem um atendimento personalizado e não genérico ou impessoal e os principais desafios na implementação de bots que sejam eficientes e ao mesmo tempo humanizados?
De acordo com especialistas do setor, enquanto os clientes apreciam a eficiência dos bots em tarefas simples e rápidas, eles ainda valorizam a interação humana em situações mais complexas ou sensíveis. Por isso, as empresas devem estar atentas para identificar esses momentos críticos e garantir que o cliente possa facilmente transitar entre o bot e o humano.
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Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro
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No entanto, essa interação automatizada também tem influenciado o comportamento dos clientes, que agora esperam respostas mais rápidas, mas também valorizam a autenticidade e a personalização no atendimento. Enquanto os bots oferecem eficiência, eles também levantam questões sobre a necessidade de equilibrar a automação com a humanização no relacionamento com o cliente.
Como a presença constante de bots no atendimento tem moldado as expectativas dos clientes em relação à rapidez e disponibilidade dos serviços é o tema do painel “A influência dos bots no comportamento dos clientes”, em que executivos que lideram áreas de Customer Service vão discutir suas experiências sobre o uso de ferramentas e automação e como entender melhor em que situações os clientes preferem interagir com bots e quando preferem um atendimento humano. Além disso, vão revelar como captam e analisam o feedback dos clientes sobre a interação com bots pode ser usado para melhorar e adaptar estratégias de atendimento.
Conheça os participantes deste painel do CONAREC 2023:
Alessandra Bichler Rabin – Diretora de Sucesso do Cliente, Loggi
A executiva tem mais de 25 anos de carreira em Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Experiência do Cliente e na gestão de equipes multidisciplinares e multiculturais no Brasil e em diversos países. Na Loggi há quatro anos e meio, Alessandra começou como especialista em canais digitais, e atualmente é Diretora de Sucesso do Cliente e Operações Digitais, que incluem Atendimento, Relacionamento com o cliente, Voz do Cliente, Arquitetura de Soluções, Processos e Customer Analytics.
Celso Tonet – Head Experiência do Cliente, Claro
Executivo e consultor focado em atendimento a clientes, Experiência do cliente, processos e qualidade, Celso Tonet se formou em Engenharia Elétrica e fez mestrado em Administração Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas, ambos na UnB. Na Claro há 14 anos, Celso foi escolhido para liderar a unificação da área de atendimento com Customer Experience, Qualidade e Processos, para tornar a companhia cada vez mais Customer Centric.
Fabio Bittencourt – Diretor Customer Service, Carrefour
Apaixonado em atender clientes, Fábio está há sete anos no Carrefour, e também teve uma longa passagem pelo HSBC quando o banco atuava no Brasil. Formado em Administração pela UFSC e com MBA em Gestão Empresarial na Business School São Paulo.
Junior Rios – Diretor de Inovação, Callink
Com foco principal o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para a transformação digital da empresa através de um novo portfólio de ofertas, Junior trabalha diretamente com Digitalização dos processos de atendimento, Customer Experience e ferramentas de IA para promover inovações que impactem a jornada dos clientes e dos clientes de seus clientes.
Coloque na agenda!
O painel “A influência dos bots no comportamento dos clientes”
será no dia 12/09, das 14h40 às 15h20, na Arena Floripa – Tech & Digital
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Outro ponto crucial é a formação e treinamento desses bots. Não basta apenas programá-los para responder perguntas frequentes; é essencial que eles sejam treinados para entender e responder de forma personalizada, reconhecendo as nuances nas demandas dos clientes. Isso evita a sensação de um atendimento genérico ou impessoal, que pode afastar o consumidor.
Além disso, o feedback dos clientes é uma ferramenta valiosa. As opiniões e experiências dos consumidores ao interagir com os bots devem ser coletadas e analisadas. Esta análise constante permite que as empresas ajustem suas estratégias e melhorem constantemente a experiência do usuário.No futuro, à medida que a tecnologia avança, é provável que vejamos bots ainda mais sofisticados e adaptáveis. Porém, a essência do atendimento ao cliente – a conexão e o entendimento – deve permanecer central. Afinal, a tecnologia deve ser uma ferramenta que serve a humanidade, e não o contrário.
Os bots têm um papel vital no atual cenário de atendimento ao cliente, mas é a combinação da eficiência tecnológica com a compreensão e empatia humanas que realmente irá determinar o sucesso de uma empresa no relacionamento com seus clientes.
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