Pesquisar
Close this search box.
/
/
A influência dos bots no comportamento do cliente

A influência dos bots no comportamento do cliente

A automação mudou as expectativas dos consumidores em relação a agilidade e eficiência, mas um atendimento humanizado é fundamental

Os bots, cada vez mais presentes no mundo digital, estão redefinindo a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Com a capacidade de operar 24 horas, 7 dias por semana, e proporcionar respostas muitas vezes instantâneas, eles têm estabelecido novos padrões para a agilidade e eficiência no atendimento ao cliente. No entanto, a chave para seu sucesso não está apenas na automação, mas na habilidade de equilibrar essa tecnologia com uma abordagem humanizada.

Empresas de vanguarda no mercado, como a Loggi, Claro, Carrefour e Callink, têm observado e respondido a essa tendência. Para elas, a integração de bots no atendimento ao cliente não se trata apenas de rapidez, mas também de personalização. A experiência do cliente precisa ser autêntica e personalizada, mesmo quando mediada por um programa automatizado. Como as empresas podem garantir que os bots proporcionem um atendimento personalizado e não genérico ou impessoal e os principais desafios na implementação de bots que sejam eficientes e ao mesmo tempo humanizados?

De acordo com especialistas do setor, enquanto os clientes apreciam a eficiência dos bots em tarefas simples e rápidas, eles ainda valorizam a interação humana em situações mais complexas ou sensíveis. Por isso, as empresas devem estar atentas para identificar esses momentos críticos e garantir que o cliente possa facilmente transitar entre o bot e o humano.


Quer saber o que há de melhor em CX?
Participe do CONAREC 2023!

Onde? Expo Transamérica – SP
Quando? 12 e 13 de Setembro

Ainda não tem ingresso?
Clique aqui! 💬


No entanto, essa interação automatizada também tem influenciado o comportamento dos clientes, que agora esperam respostas mais rápidas, mas também valorizam a autenticidade e a personalização no atendimento. Enquanto os bots oferecem eficiência, eles também levantam questões sobre a necessidade de equilibrar a automação com a humanização no relacionamento com o cliente.

Como a presença constante de bots no atendimento tem moldado as expectativas dos clientes em relação à rapidez e disponibilidade dos serviços é o tema do painel “A influência dos bots no comportamento dos clientes”, em que executivos que lideram áreas de Customer Service vão discutir suas experiências sobre o uso de ferramentas e automação e como entender melhor em que situações os clientes preferem interagir com bots e quando preferem um atendimento humano. Além disso, vão revelar como captam e analisam o feedback dos clientes sobre a interação com bots pode ser usado para melhorar e adaptar estratégias de atendimento.

Conheça os participantes deste painel do CONAREC 2023:

Alessandra Bichler Rabin – Diretora de Sucesso do Cliente, Loggi

A executiva tem mais de 25 anos de carreira em Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, Experiência do Cliente e na gestão de equipes multidisciplinares e multiculturais no Brasil e em diversos países. Na Loggi há quatro anos e meio, Alessandra começou como especialista em canais digitais, e atualmente é Diretora de Sucesso do Cliente e Operações Digitais, que incluem Atendimento, Relacionamento com o cliente, Voz do Cliente, Arquitetura de Soluções, Processos e Customer Analytics.

Celso Tonet – Head Experiência do Cliente, Claro

Executivo e consultor focado em atendimento a clientes, Experiência do cliente, processos e qualidade, Celso Tonet se formou em Engenharia Elétrica e fez mestrado em Administração Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas, ambos na UnB. Na Claro há 14 anos, Celso foi escolhido para liderar a unificação da área de atendimento com Customer Experience, Qualidade e Processos, para tornar a companhia cada vez mais Customer Centric.

Fabio Bittencourt – Diretor Customer Service, Carrefour

Apaixonado em atender clientes, Fábio está há sete anos no Carrefour, e também teve uma longa passagem pelo HSBC quando o banco atuava no Brasil. Formado em Administração pela UFSC e com MBA em Gestão Empresarial na Business School São Paulo.

Junior Rios – Diretor de Inovação, Callink

Com foco principal o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para a transformação digital da empresa através de um novo portfólio de ofertas, Junior trabalha diretamente com Digitalização dos processos de atendimento, Customer Experience e ferramentas de IA para promover inovações que impactem a jornada dos clientes e dos clientes de seus clientes.


Coloque na agenda!

O painel “A influência dos bots no comportamento dos clientes
será no dia 12/09, das 14h40 às 15h20, na Arena Floripa – Tech & Digital

Ainda não tem ingresso?
Garanta o seu aqui!


Outro ponto crucial é a formação e treinamento desses bots. Não basta apenas programá-los para responder perguntas frequentes; é essencial que eles sejam treinados para entender e responder de forma personalizada, reconhecendo as nuances nas demandas dos clientes. Isso evita a sensação de um atendimento genérico ou impessoal, que pode afastar o consumidor.

Além disso, o feedback dos clientes é uma ferramenta valiosa. As opiniões e experiências dos consumidores ao interagir com os bots devem ser coletadas e analisadas. Esta análise constante permite que as empresas ajustem suas estratégias e melhorem constantemente a experiência do usuário.No futuro, à medida que a tecnologia avança, é provável que vejamos bots ainda mais sofisticados e adaptáveis. Porém, a essência do atendimento ao cliente – a conexão e o entendimento – deve permanecer central. Afinal, a tecnologia deve ser uma ferramenta que serve a humanidade, e não o contrário.

Os bots têm um papel vital no atual cenário de atendimento ao cliente, mas é a combinação da eficiência tecnológica com a compreensão e empatia humanas que realmente irá determinar o sucesso de uma empresa no relacionamento com seus clientes.



+ NOTÍCIAS
Entender o cliente é uma tarefa de todas as áreas da empresa
O desafio de liderar inovação e transformações na tecnologia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]