Pesquisar
Close this search box.
/
/
Incolor, inodora, insípida: curiosidades sobre a água

Incolor, inodora, insípida: curiosidades sobre a água

Aprendemos desde cedo a importância da água. Ouvimos por aí como é importante beber bastante água, mas será que ela pode ser nociva? Conheça alguns fatos curiosos sobre o líquido

Água termal, água mineral, volume morto. Crise hídrica, seca, desidratação, rejuvenescimento da pele. A água é, em especial nos dias de hoje, em que está em falta, um dos tópicos mais frequentes dos telejornais às rodas informais de conversa. Mas será que tudo o que se diz é verdade? Continue lendo para saber.

1. Cerca de 70% do corpo humano é formado por água – por isso somos excelentes condutores de eletricidade. Durante o nascimento, essa quantidade chega a 80% do corpo do bebê;

2. Beber bastante água é saudável e recomendável, mas beber demais pode causar intoxicação que leva à morte. Isso porque ela dilui o nível de sódio na corrente sanguínea e desequilibra o nível de líquido no cérebro. Isso acontece com mais frequência durante atividades físicas intensas;

3. A recomendação diária de quantidade de água é de oito copos, mas nem toda essa água deve ser bebida. Uma parte disso vem da própria alimentação. O corpo humano demora de 30 a 60 minutos para absorver um copo d?água;

4. O pH da água pura é neutro. Ou seja, nem ácido e nem alcalino;

5. A água dissolve mais substâncias do que qualquer outro líquido. Onde quer que passe, pode levar resíduos químicos, minerais e até nutrientes;

6. Há muito mais água fresca e pura armazenada embaixo da terra do que na sua superfície, que, aliás, é composta por até 75% do líquido;

7. Se uma pessoa sente sede, é porque já perdeu pelo menos 1% da água do seu corpo – ou seja, já está em processo de desidratação;

8. Essa tal desidratação que causa desde a conhecida sede até dores de cabeça e nas costas;

9. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender suas necessidades de consumo e higiene;

10. Porém, no Brasil o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia;

11. O aquecimento de água pode representar entre 14% e 25% do consumo de energia de uma casa;

12. Em todo o mundo, 4% de todas as mortes estão relacionadas a alguma doença causada por água poluída. 5% das doenças que causam invalidez tem o mesmo motivo;

13. Uma em cada nove pessoas no planeta não tem acesso a água limpa e a cada minuto uma criança morre no mundo por doenças causadas pela água;

14. Há mais pessoas no mundo com celulares do que com banheiros com água encanada;

15. Se toda a água do mundo fosse dividida entre toda a população mundial, cada pessoa teria direito a oito piscinas olímpicas cheias;

16. Apenas 2,7% da água mundial pode ser consumida;

17. De toda água utilizada no mundo, 10% são destinados ao consumo humano, 20% ao uso industrial e 70% à agricultura. No Brasil, 83% da água vão para a agricultura e pecuária, 10% para consumo urbano e 7% para a indústria;

18. Se todo o gelo das calotas polares derretesse, um quarto da Terra ficaria alagada;

19. Nem toda a água potável é inodora, insípida e incolor, como aprendemos na escola, dependendo dos minerais e propriedades da água podem ser mais alcalinas, ácidas, doces ou salgadas;

20. O Brasil tem 13,7% de toda a água doce do planeta. Destes, 80% estão na Bacia Amazônica. Agora a pergunta que não quer calar, como nosso país é tão dizimado pela seca, agora em diferentes regiões?

Leia mais:
Seu direito termina quando a água acaba
A Voz da Seca: falta de água ganha espaço no Twitter
Plástico no dia a dia: ser ou não ser, eis a questão
 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]