/
/
Impostos: veja quanto pagamos por dia e por ano em tributos

Impostos: veja quanto pagamos por dia e por ano em tributos

O Brasil é o país que proporciona o pior dos impostos pagos pela população no mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Como um Robin Hood às avessas, em 15 anos, a carga tributária brasileira saltou de R$ 0,35 trilhão em 2000 para R$ 1,85 trilhão até dezembro de 2014.
Legenda da foto

Um aumento de 423% no período que corresponde a um crescimento na arrecadação efetiva de 11,7% por ano, segundo dados são do Impostômetro. Informações da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) de 2013 mostram que o país com a maior carga tributária é a Dinamarca com 48,6%, Estados Unidos 25,4% e no Chile chega a 20,2% e México com 19,7%. Cabe ressalvar que nesses países com maior carga tributária produzem um programa social de atendimento aos seus cidadãos de excelente qualidade.

Enquanto isso, no mesmo período de 2000 a 2014, a inflação média efetiva no Brasil foi de 6,45%, enquando o aumento médio efetivo dos impostos foi de 11,7%, ou seja, 1,8 vezes (quase duas vezes mais).

Veja no infográfico abaixo os números pagos por nós brasileiros em impostos desde

Leia mais:

Os produtos mais contaminados (e inusitados) do nosso cotidiano

As perdas e ganhos do consumidor em 2014

Mesmo inadimplente, consumidor tem direitos contra abusos

No mesmo período de 2000 a 2014, a inflação média efetiva no Brasil foi de 6,45%, enquando o aumento médio efetivo dos impostos foi de 11,7%, ou seja, 1,8 vezes (quase duas vezes mais).

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Experiência Infinita: 80% dos brasileiros já aprovam novo movimento do CX 
Estudo inédito divulgado durante o CONAREC 2026 mostra que, para o consumidor, a Experiência Infinita não se sustenta apenas pela conveniência ou pela personalização
Com a Inteligência Artificial ampliando a capacidade de processar dados de atendimento em escala inédita, o setor de CX enfrenta uma questão que a tecnologia sozinha não resolve: a diferença entre ouvir o consumidor e realmente escutá-lo.
Ouvir virou tecnologia. Escutar continua sendo humano
Com a Inteligência Artificial ampliando a capacidade de processar dados de atendimento em escala inédita, o setor de CX enfrenta uma questão que a tecnologia sozinha não resolve: a diferença entre ouvir o consumidor e realmente escutá-lo.
Na Pele de Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury
Formada em medicina, executiva fala sobre sua trajetória à frente do Fleury, a evolução da experiência do paciente e os desafios de conciliar tecnologia e cuidado humano
Análise de interações permite transformar conversas com consumidores em informações para orientar decisões e mudanças na experiência do cliente.
“Ouvir só cria valor quando muda o que a empresa faz”, diz VP da Verint
Diego Gomez explica como IA e análise de interações podem transformar a voz do cliente em decisões e resultados mensuráveis para o negócio

Webstories

SUMÁRIO – Edição 298

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Vice-Presidente Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Coordenadora
Paula Coutinho

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Prime Video aposta em vídeos curtos e amplia funções do streaming Do clique ao dano: quem responde nas novas relações de consumo? Menos estímulos, mais experiência? Quando o tempo perdido vira indenização