Pesquisar
Close this search box.
/
/
4 ideias sustentáveis que a Alemanha teve antes de todo o mundo

4 ideias sustentáveis que a Alemanha teve antes de todo o mundo

De proteção a pintinhos a fim do motor a combustão, veja mudanças que o país está aplicando

Em 2016, a Alemanha se tornou o primeiro país do mundo a planejar o fim dos automóveis movidos a gasolina. Justo ela, que foi uma das inventoras do motor a combustão. Em outubro, a Bundesrat, conselho federal que reúne os governadores do país, aprovou um programa que prevê a extinção total da produção de veículos de motor movidos a queima de combustíveis fósseis até 2030, o que inclui também o diesel.

Este é só um exemplo de como o país parece estar disposto a radicalizar no que diz respeito a buscar um mundo melhor, seja para o meio ambiente, seja para a sociedade. E isso já vem de longe. Veja outras ideias malucas recentes que o país de Angela Merkel decidiu botar em prática nos últimos anos:

1. Gasolina-free
Em 15 anos, a Alemanha quer ver só carros elétricos ou movidos a combustíveis renováveis rodando por suas ruas. É este o objetivo com a medida anunciada pela Bundesrat, que estipula o fim da comercialização de veículos movidos a combustível fóssil no país. O plano faz parte de uma meta do Estado alemão de reduzir em 80% as suas emissões de gases de efeito estufa até 2050. A medida também foi seguida de uma recomendação à União Europeia para que todos os países do bloco também assumam a meta. Carros elétricos são a principal aposta para a substituição.

2. Café com moderação
Gosta de um bom café expresso? Então não vá para Hamburgo. Ou, pelo menos, não trabalhe no governo se morar lá. Em junho deste ano, a administração local determinou a proibição de compra e de uso de cápsulas de café dentro de prédios públicos da cidade. A medida é simbólica, mas por uma boa causa: segunda a Secretaria de Meio Ambiente local, são vendidas 9,8 bilhões dessas cápsulas no mundo por ano, mas só 5% disso é reciclado. Se todas as capsulas consumidas fossem alinhas em uma fila, seria possível dar 12 voltas no planeta com ela.

3. Salve os pintinhos
Pintinhos machos servem para bem menos coisas do que suas irmãs – nem botarão ovos, nem têm carne saborosa. Por isso milhões deles são triturados todos os anos pela indústria avícola logo depois de nascerem. Pois a Alemanha, mais uma vez, foi o primeiro país do mundo a proibir essa prática, em abril de 2015. Para contornar o problema, será aplicada uma nova tecnologia que permite saber o sexo do embrião ainda no óvulo, e apenas as fêmeas serão chocados. Os ovos de machos serão retirados e usados para outros fins ante de se desenvolverem.

4. O primeiro horário de verão da história
O pioneirismo ambiental da Alemanha vem de longe. O país foi o primeiro a, em 1916, adotar o Horário de Verão como uma política nacional. Algumas cidades, no Canadá e Nova Zelândia, já haviam usado o mecanismo de adiantar o relógio no verão para ter mais tempo de luz do sol, mas foi o então ainda Império Alemão que transformou isso em programa oficial. A ideia era economizar energia e, portanto, combustível então demandado no front da Primeira Guerra. A guerra acabou, mas os ganhos da economia ficaram.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]