O setor de serviços financeiros está atingindo um marco importante com o uso da Inteligência Artificial (IA), à medida que as organizações vão além dos testes e experimentações para uma implementação bem-sucedida dessa tecnologia, impulsionando resultados de negócios.
No quinto relatório anual State of AI in Financial Services (Estado da IA em Serviços Financeiros), realizado pela NVIDIA, a companhia mostra como as instituições financeiras consolidaram seus esforços de Inteligência Artificial para se concentrarem em aplicações essenciais, sinalizando um aumento significativo na capacidade e proficiência da tecnologia.
O relatório aponta que as empresas que investem em IA estão obtendo benefícios tangíveis, incluindo aumento de receitas e poupanças de custos. Quase 70% dos entrevistados relatam que a IA gerou um aumento de receita de 5% ou mais, com alguns relatando um aumento de receita de 10 a 20%. Além disso, mais de 60% dos entrevistados afirmam que a IA ajudou a reduzir os custos anuais em 5% ou mais. Quase um quarto dos entrevistados planejam utilizar a IA para criar novas oportunidades de negócio e fluxos de receitas.
“A tecnologia da IA carrega potencial para transformar de forma drástica diversos mercados, e com o setor financeiro isso não é diferente, sendo um dos que mais parece estar se beneficiando dessa revolução”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. “É por isso que o investimento em IA já deixou de ser uma opção de diferenciação, para se tornar uma demanda competitiva”.
Principais casos de uso de IA generativa
Segundo o estudo, os principais casos de uso de IA generativa, em termos de retorno sobre o investimento (ROI), são negociação e otimização de portfólio, que respondem por 25% das respostas, seguidos pela experiência do cliente e engajamento com 21%. Estes números destacam os benefícios práticos e mensuráveis da IA, à medida que ela transforma as principais áreas de negócios e gera ganhos financeiros.
O relatório também aponta que metade dos gestores entrevistados afirmaram já ter implementado o seu primeiro serviço ou aplicação de IA generativa. Adicionalmente, 28% deles ainda planejam fazê-lo nos próximos seis meses. Além disso, houve um declínio de 50% no número de entrevistados que relataram falta de orçamento para IA, o que sugere uma dedicação crescente ao desenvolvimento de IA e à alocação de recursos.
Desafios também estão diminuindo
Os desafios associados à exploração inicial da IA também estão diminuindo. A pesquisa revelou menos empresas relatando problemas de dados e preocupações com privacidade, bem como redução da preocupação com dados insuficientes para treinamento de modelos de IA. Essas melhorias refletem o conhecimento crescente e melhores práticas de gerenciamento de dados no setor.
À medida que as empresas de serviços financeiros alocam orçamento e se tornam mais experientes na gestão de dados, podem posicionar-se melhor para aproveitar a IA para melhorar a eficiência operacional, a segurança e a inovação em todas as funções empresariais.
IA generativa potencializa mais casos de uso
Depois da análise de dados, a IA generativa emergiu como a segunda carga de trabalho de IA mais utilizada no setor de serviços financeiros. As aplicações da tecnologia expandiram-se significativamente, desde a melhoria da experiência do cliente até a otimização da negociação e da gestão de carteiras.
Notavelmente, a utilização de IA generativa para a experiência do cliente, especialmente através de chatbots e assistentes virtuais, mais do que duplicou, passando de 25% para 60%. Este aumento é impulsionado pela crescente disponibilidade, eficiência de custos e escalabilidade das tecnologias generativas de IA para alimentar assistentes digitais mais sofisticados e precisos que podem melhorar as interações com os clientes.
Agora, mais da metade dos profissionais financeiros utilizam IA generativa para aumentar a velocidade e a precisão de tarefas críticas, como processamento de documentos e geração de relatórios.
As instituições financeiras também estão preparadas para se beneficiar dos agentes de IA – sistemas que aproveitam grandes quantidades de dados de várias fontes e utilizam raciocínio sofisticado para resolver de forma autônoma problemas complexos e em várias etapas. Bancos e gestores de ativos podem usar sistemas de agentes de IA para aprimorar o gerenciamento de riscos, automatizar processos de conformidade, otimizar estratégias de investimento e personalizar o atendimento ao cliente.
IA avançada impulsiona inovação
Reconhecendo o potencial transformador da IA, as empresas estão tomando medidas proativas para construir “fábricas de IA” – plataformas de computação acelerada especialmente construídas e equipadas com software de IA full-stack – através de fornecedores de nuvem ou no local. Este foco estratégico na implementação de casos de uso de IA de alto valor é crucial para melhorar o atendimento ao cliente, aumentar as receitas e reduzir custos.
Por fim, o relatório avalia que, com os líderes do setor prevendo pelo menos o dobro do ROI em investimentos em IA, as instituições financeiras permanecem altamente motivadas para implementar seus casos de uso de IA de maior valor para impulsionar a eficiência e a inovação.