Pesquisar
Close this search box.
/
/
O impacto da IA para o mundo dos agentes de atendimento

O impacto da IA para o mundo dos agentes de atendimento

Investir e aplicar IA de forma correta é fundamental para proporcionar uma experiência excepcional para o cliente; veja a análise e insights da Genesys sobre como essa tecnologia impacta os contact centers

O mundo dos agentes de atendimento nos contact centers passa hoje por mudanças profundas. Na última década assistimos o crescimento e maturidade da inteligência artificial (IA) para o serviço de atendimento ao cliente. O mercado de atendimento então se voltou de forma massiva para soluções de autoatendimento.

Hoje, ferramentas de automação e sistemas Unidades de Resposta Audível, (URA) e chatbots já podem facilmente lidar com as tarefas básicas de atendimento ao cliente. Verificar o estado de um pedido ou solucionar um código de erro, por exemplo, já não é mais trabalho para um atendente humano nos contact centers.

Do outro lado, consumidores já se adaptaram a essa realidade e agilidade do autoatendimento e procuram cada vez mais utilizar opções que tragam autonomia e agilidade no contato com uma empresa. Como consequência desse avanço, os consumidores que interagem com os agentes humanos têm expectativas e demandas maiores agora.

Para os agentes de contact center já não existem mais chamadas “fáceis”, porque os bots estão lidando com elas

Ou seja, para os agentes de contact center já não existem mais chamadas “fáceis”, porque os bots estão lidando com elas. Se um cliente hoje está falando com um agente, é porque ele não conseguiu resolver seu problema através do autoatendimento. Como um caso muito complexo, que exige uma grande dose de compreensão e empatia humana.

Além disso, as organizações desse setor estão enfrentando pressões orçamentárias. A velha fórmula, “fazer mais com menos”, prevalece em tempos econômicos difíceis como os de agora e implica resolver os problemas da maneira mais rentável possível. E como se não bastasse, todo esse cenário é agravado pelo maior esgotamento de agentes e equipes, o que leva a altas taxas de rotatividade no setor.

Conheça o Mundo do CX

A IA pode resolver essa situação?

Uma pergunta que vem à mente: as novas tecnologias podem resolver essa situação, ou elas podem agravá-la? De maneira objetiva, sim, a inteligência artificial pode ajudar os contact centers. Por exemplo, ela permite que um alto volume de demandas dos clientes seja solucionado de maneira sistemática e com qualidade. Por outro lado, quando essa tecnologia é aplicada erroneamente, ela atua duplamente no detrimento da empresa: ela não realiza a tarefa para qual ela foi destinada e torna a experiência do cliente com aquela empresa um desastre.

De acordo com o recente relatório da Genesys, “O Cenário da Experiência do Cliente”, 33% dos consumidores dizem que deixaram de comprar de uma empresa após uma única interação negativa no último ano. Portanto, investir e aplicar novas tecnologias de forma eficiente e manter o tempo médio de atendimento ideal é fundamental para proporcionar uma experiência excepcional para o cliente hoje.

É neste ponto onde a IA pode ajudar. Na visão da Genesys, os contact centers podem utilizar o conhecimento habilitado pela IA para “escutar” o cliente, identificar uma consulta complexa, encontrar e apresentar a resposta certa ao agente em tempo real. Para isso, é necessário contar com uma base de conhecimento otimizada para as pesquisas semânticas e utilizar a IA para encontrar e simplificar a informação.

Quando a IA entrega a resposta ao agente, não há necessidade de deixar os clientes em espera. As informações necessárias são recuperadas no decorrer da conversa e com um ou dois cliques a consulta é resolvida. E isso não é tudo. A Genesys gosta de salientar que essa tecnologia não está disponível apenas para interações digitais, os agentes também contam com acesso a transcrições em tempo real de conversas telefônicas e com o auxílio da IA podem aproveitar a informação contextual em tempo real.

Contexto e o engajamento preditivo

Nesse caminho, especialistas da Genesys destacam o quanto a IA também pode melhorar a experiência do cliente por meio do “engajamento preditivo”. Essa “escuta”, a qual a Genesys se refere sobre as qualidades da IA para atendimento, permite entender previamente o comportamento do cliente e calcular automaticamente um resultado com base em seus padrões de comportamento. Esses dados, segundo a Genesys, costumam ser usados para acionar uma oferta de venda cruzada, por exemplo, ou uma venda de maior valor.

O mesmo recurso pode ser utilizado para mostrar ao agente toda a jornada do cliente ao longo de várias interações, incluindo os obstáculos que surgiram. Ou seja, com essa tecnologia, proporcionar ao agente de contact center a informação contextual de toda a jornada do cliente fica mais fácil e pode melhorar sua eficiência, otimizar a satisfação do cliente (CSAT) e, em última análise, trazer melhores resultados para as centrais.

Leia mais: Aplicativo da Serasa passa a negociar dívidas do programa Desenrola Brasil

Interações em tempo real requer conexões adequadas

Ponto importante nessa análise de IA e agentes de atendimento é que ela também pode melhorar a conexão entre o agente e o cliente inclusive antes do início da interação. Embora o uso da inteligência artificial para otimizar a forma como as interações são roteadas não seja uma ideia nova, sua aplicação tem sido sempre difícil, segundo a Genesys.

No entanto, a solução Genesys AI, desenvolvida pela Genseys, permite-se que todo o processo seja realizado de forma muito rápida e simples. Segundo a companhia, essa plataforma também gera múltiplos relatórios integrados que mostram o desempenho do roteamento preditivo e se ele está cumprindo os KPIs (indicadores-chaves de desempenho) definidos, incluindo um visualizador do modelo escolhido que mostra quais interações ou características do cliente têm o maior impacto sobre os KPIs.

O futuro dos contact centers com a IA Generativa

Hoje é difícil falar sobre a IA sem mencionar a IA generativa. Portanto, é importante parar um momento e tentar entender onde a IA generativa encaixa no contact center. Na visão da Genesys, a IA generativa pode desempenhar (e de fato desempenha), um papel fundamental no trabalho cotidiano do agente do contact center ao resumir as interações com o cliente. Essa tarefa, que costuma levar muito tempo, e que é propensa a erros, normalmente denominada “trabalho pós-atendimento”, é facilitada e feita com precisão com o auxílio da IA.

Por fim, a Genesys ressalta o lado mais importante nessa relação de inteligência artificial e agentes de contato: o tempo. Hoje, oferecer experiências personalizadas de ponta a ponta – que é o que todo cliente busca em um atendimento -, requer muito tempo dos agentes de contato. Isso hoje pode ser realizado contando com três elementos básicos, segundo a Genesys. 1: conhecimento automático – omnicanalidade precisa e de fácil acesso; 2: interações que começam antes da conversa acontecer; e 3: automação. Esta última é uma nova fronteira, onde se fala muito da IA generativa, mas onde o trabalho real está apenas no início para os contact centers.



+ Notícias

O desafio de transformar a omnicanalidade em unified commerce 

O comportamento do cliente muda de acordo com a jornada? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]