Pesquisar
Close this search box.
/
/
“Desafio é encontrar equilíbrio entre rapidez e atenção que consumidor exige”, afirma CEO da Heineken

“Desafio é encontrar equilíbrio entre rapidez e atenção que consumidor exige”, afirma CEO da Heineken

Grupo Heineken aprimora estratégias de CX em busca de atendimento omnicanal para clientes e consumidores

Em um negócio associado à celebração, alegria e prazer, o grupo Heineken está focado em estabelecer relacionamentos com seus clientes e consumidores. Com uma operação voltada diretamente aos pontos de venda e indiretamente ao consumidor final, aquele que não abre mão de uma cervejinha gelada e de qualidade na mão, a Heineken tem investido em aprimorar o atendimento omnicanal, para garantir a excelência da experiência do consumidor e de parceiros em todas as etapas da jornada.

A Consumidor Moderno conversou com o CEO do Grupo Heineken no Brasil, Maurício Giamellaro, sobre as estratégias de CX da empresa, como o atendimento tem um papel essencial para o grupo e quais as expectativas para sua participação no Conarec 2022, que será realizado nos dias 14 e 15 de setembro em São Paulo. Confira os melhores momentos:

Consumidor Moderno – Como funciona o atendimento do Grupo Heineken?

Mauricio Giamellaro – O Grupo Heineken tem como um dos seus principais valores o respeito e o cuidado, assim as pessoas estão sempre no centro das nossas decisões. Acreditamos que para prosperarmos juntos, precisamos estar cada vez mais próximo aos nossos clientes, entender suas dores e necessidades e, também, ajudá-los a suportar os nossos consumidores.

Nós, diretamente, atendemos os nossos pontos de venda, através do nosso time de vendas, do atendimento via telefone e via aplicativo, Heishop. Essa é a nossa plataforma B2B onde os clientes podem realizar pedidos a qualquer momento e acompanhar a entrega, além de terem mais visibilidade sobre as opções que temos disponíveis em nosso portfólio, com condições especiais de negociação.

Já, para atender aos consumidores, contamos com o apoio dos nossos parceiros para oferecer as melhores ideias e soluções. Além disso, atendemos o nosso consumidor final via SAC, onde tentamos de forma ágil e objetiva, responder a todas as solicitações do público geral.

Leia Mais: Posicione sua marca pelo valor, não pelo preço

CM – E como o grupo Heineken tem trabalhado para ser cada vez mais Customer Centric?

Giamellaro – Atualmente, temos apoiado o crescimento dos nossos parceiros com o amadurecimento do Heishop, nossa plataforma B2B, e temos crescido cada vez mais com ações promocionais com parceiros de delivery, e-commerce e programas de fidelidade.

Além disso, uma das formas de sermos cada vez mais estratégicos é com análise de pesquisas de comportamento, pesquisas diretas com o cliente, que nos dão base para sermos cada vez mais estratégicos.

Conheça o Mundo do CX

CM – Qual o maior desafio para manter o atendimento humanizado nos meios digitais?

Giamellaro – Acredito que o nosso maior desafio é entender cada caso como único e cada cliente como único. Para nós, o tratamento humano e empático é de extrema importância. Tentamos sempre manter uma escuta ativa, participando de conversas que aconteçam no ambiente virtual e respondendo, o mais rápido possível, dúvidas e contatos dos nossos clientes.

A tecnologia, com certeza, veio para facilitar a jornada do consumidor com nossos produtos. Ela ajuda na nossa comunicação com eles, proporcionando mais pontos de contato e agilidade no atendimento. O desafio é encontrar um equilíbrio entre a rapidez e a dedicação e atenção que cada consumidor exige – o que não chega a ser muito diferente de um atendimento físico também.

CM – Como a IA pode ser uma aliada para construir experiências memoráveis?

Giamellaro – Utilizamos a inteligência artificial dentro do nosso canal de atendimento ao cliente via Núcleo de Atendimento a Vendas (Canal B2B) e dentro do SAC (Canal B2C). Dessa forma, garantimos um atendimento imediato ao público e fazemos uma melhor triagem das suas verdadeiras necessidades.

Hoje, nossa inteligência artificial também passa pelo processo de curadoria humana, ou seja, nós estudamos diariamente as intenções e interações com o bot, atuando nos scripts e ajustando as fraseologias e comandos. E, quando o bot não consegue solucionar uma questão, o cliente sempre tem a opção de atendimento humano.

Com este processo, conseguimos cada vez mais sermos assertivos com os clientes para trazer uma experiência moderna e interessante. Sabemos que nem sempre o atendimento robotizado é a melhor experiência possível, mas combinado com a curadoria do time, conseguimos trazer agilidade ao processo e construir experiências diferenciadas.

Leia Mais: Como a IA pode aumentar a capacidade humana de criar experiências do cliente

CM – Como o Grupo Heineken enxerga as tendências de CX e tecnologia dentro da empresa?

Giamellaro – Todas as nossas parcerias e iniciativas têm como meta melhorar a experiência do consumidor, por isso, a análise de dados interna é tão importante. Para a Heineken, precisamos cada vez mais crescer e avançar na tecnologia e seguir algumas tendências de CX. Essa é uma grande batalha dentro da companhia, mas sempre lembrando do atendimento humanizado, da empatia e do respeito.

Nós buscamos trazer agilidade e praticidade às entregas de produtos na casa dos consumidores e, neste sentido, introduzimos algumas iniciativas com parceiros estratégicos.

Faça parte do maior congresso sobre experiência do cliente da América Latina

CM – Qual sua expectativa para o Conarec?

Giamellaro – Este ano vou participar do painel CEOs Respondem: Como expandir a humanização em uma era de plena digitalização. É um tema em alta e de muita importância para esse e outros setores. O Conarec vai ser uma oportunidade de trocar ideias com os demais painelistas, que, com certeza, terão muito a agregar em relação a isso.

Também vou poder, claro, compartilhar as boas práticas do Grupo Heineken. Por isso, estou feliz em poder participar desse painel e trazer os insights e iniciativas que o Grupo Heineken vem implementando para manter nossos consumidores como o foco em todos os nossos projetos.

conarec2022


+ Notícias

Plataformas B2B aumentam eficiência do varejo, diz McKinsey

Compras por assinatura: comodidade na porta de casa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]