O Groupon, criador do conceito de compras coletivas, começou a testar nos Estados Unidos um marketplace on-line. A empresa lançou o Groupon Stores para permitir que marcas, varejistas e consumidores criem uma loja dentro de sua plataforma.
O sistema está em beta e demanda que produtos vendidos no marketplace sejam pelo menos 5% mais baratos que em qualquer outro endereço on-line. O Groupon ficará com 15% das receitas e a entrega ficará a cargo dos lojistas.
O lançamento do marketplace é parte da mudança de posicionamento estratégico do Groupon nos últimos anos, em que a empresa passou a direcionar seus negócios para a venda de produtos (que representaram 63% do faturamento no quarto trimestre do ano passado). ?Deixamos as compras coletivas para nos tornarmos um e-commerce local, que conecta negócios locais ao consumidor final?, afirma João Pedro Serra, vice-presidente comercial do Groupon Brasil. O Groupon cresceu 56,6% no ano passado, faturando US$ 1,78 bilhão.
No Brasil, a empresa trocou em setembro de 2014 a estrutura de sua plataforma, adotando um sistema que permite criar lojas customizadas para marcas específicas. Empresas como Tramontina, Lego, Swarowski e Imaginarium já são parcerias do Groupon no País.
Leia mais:
O marketplace, segundo o consumidor