Os modelos Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar, mercados de vizinhança do Grupo Pão de Açúcar, ganharam centro de distribuição exclusivo, inaugurado em São Paulo.
Foram investidos R$ 38 milhões no espaço de 56 mil metros quadrados, sendo 46 mil metros quadrados de área útil. ?Fizemos um estudo detalhado das necessidades desse modelo [lojas de proximidade] e criamos rotinas e processos específicos para atender a essa demanda, o que inclui a melhoria e investimentos logísticos para suportar nossa estratégia de crescimento?, afirmou por meio de nota o VP de Logística do GPA, Peter Estermann.
Neste ano, a empresa já abriu 56 lojas de proximidade e deve encerrar 2014 com 103 novas unidades, totalizando mais de 250 pontos de venda. A ideia é que os modelos de vizinhança alcancem 300 unidades até 2016. E o novo CD foi inaugurado no sentido de dar suporte a este crescimento.
?Os planos de eficiência operacional e o aumento de competitividade dos formatos Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar se baseiam em um modelo de expansão rápido e sustentável. O novo CD chega para possibilitar uma operação 100% ajustada ao formato, com ganhos de eficiência em toda a cadeia de suprimentos que vai desde o recebimento de mercadoria do fornecedor, passando pela armazenagem, picking/expedição, até o fluxo de processos internos na loja?, ressaltou, em nota, o diretor executivo de operações para o modelo de proximidade, Renato Giarola.
?O modelo de proximidade tem características bastante específicas e que exigem um time dedicado que possa promover uma experiência ainda melhor para os nossos clientes, ao mesmo tempo em que alavanca ganhos operacionais e sustente o plano de crescimento da companhia. Para isso, estamos promovendo melhorias na estrutura de back office,? completa Giarola.
Segundo Marcelo Arantes, diretor de logística do GPA, ?a criação de um CD exclusivo, desenhado especialmente para atender às demandas desse modelo, traz um novo padrão logístico para esse negócio, focado na centralização, e deve resultar em ganhos significativos no processo de abastecimento e eficiência dessas unidades?.
O CD iniciou sua operação neste mês atendendo a dez lojas. A previsão é que até o final de novembro já esteja atendendo a todas as lojas do modelo em todo o Estado.
Segundo a companhia, um centro de distribuição específico para os modelos de vizinhança permite maior frequência e customização do processo. E a expectativa é de que a operação gere ganhos superiores a 30% nos níveis de ruptura verificados nas lojas, que devem ficar ao redor de 1,5%.
Além disso, a expectativa é de alta de 25% de produtividade, além de gerar uma redução no custo de armazenagem.
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