“Espero poder confiar a você tudo aquilo que nunca dividi ninguém, e espero que você seja um grande apoio para mim”. Essas são as primeiras palavras escritas por Anne Frank no diário que ganhou de presente ao completar treze anos, em 12 de junho de 1942. Três semanas mais tarde, Anne e sua família passaram a viver na clandestinidade. Até hoje a história da menina emociona pessoas de todo o mundo, interessadas em saber mais sobre sua vida.
Por isso, o Google Arts & Culture, através de uma parceria com a Fundação Anne Frank, criou uma exposição virtual para garantir que qualquer pessoa tenha acesso a um lado menos conhecido da vida da adolescente. Se fosse viva, Anne estaria completando 90 anos.
LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno!
Conteúdo
Com a mostra disponível online será possível conhecer todos os cômodos da casa da família, com registros em 360 graus. O imóvel, em Amsterdã, na Holanda, foi restaurado para o estilo original dos anos 1930. É possível conhecer até o quarto que Anne dividia com a irmã Margot.
A mostra conta ainda com informações e documentos valiosos, como o único vídeo conhecido de Anne – filmado por acaso durante uma festa de casamento – e a única fotografia da menina ao lado dos pais e da irmã.
A antiga casa da família Frank está alugada para a Fundação Holandesa de Literatura desde 2005 e funciona como abrigo para escritores estrangeiros que não têm liberdade para trabalhar e escrever em seus países de origem.
Para conferir a exposição, basta acessar o Google Arts & Culture para saber mais sobre Anne Frank e descobrir os tesouros, a história e o conhecimento abrigados em mais de duas mil instituições culturais de 80 países. O conteúdo também está disponível no aplicativo em versões para Android e IOS.