A conquista da confiança dos consumidores é um aspecto fundamental para o crescimento dos negócios de empresas em todo o mundo, de acordo com a pesquisa Top of Mind, realizada pela KPMG e The Consumer Goods Forum (CGF) com 539 altos executivos dos setores de varejo e manufatura em todo o mundo.
Este é o terceiro ano de realização do estudo, que tem o objetivo de auxiliar as empresas em seu foco estratégico. Segundo a pesquisa, 61% dos empresários apontam a questão da confiança como a mais importante nos próximos anos, ao mesmo tempo em que 32% apontam que esse é um dos maiores desafios a serem enfrentados nos próximos dois anos, atrás apenas da expansão e do aumento das receitas.
Para conquistar a confiança dos clientes, mais de dois terços das empresas têm investido em ações de responsabilidade social e sustentabilidade para reforçar suas marcas. Segurança de alimentos e saúde do consumidor também foram considerados relevantes nesse processo.
?Em todo o mundo, aumentar faturamento depende de reter e fidelizar os consumidores. Para isso é fundamental a confiança, que surge, acima de tudo, por cumprir o que foi prometido?, afirma Paulo Ferezin, sócio-líder da área de varejo da KPMG. ?É algo mais complicado do que parece à primeira vista, pois claramente os consumidores não têm mais um perfil definido: o que ele tem são momentos diferentes de consumo, em que está mais ou menos sensível a preço, marca ou experiência?, explica o consultor. ?Por isso, data analytics será cada vez mais importante na construção da confiança, pois apenas com informação as empresas conseguirão entender o momento de compra dos clientes?, finaliza Ferezin.
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