Pesquisar
Close this search box.
/
/
Histórias de futuros passados: teríamos um trem atômico?

Histórias de futuros passados: teríamos um trem atômico?

No passado, a criação de um trem atômico era uma aposta para o futuro. Como essa questão é vista hoje? Confira o que Peter Kronstrom, do CIFS, tem a dizer

A história é cheia de exemplos de contos de um futuro que nunca aconteceu ou acabou sendo completamente diferente do que a maioria das pessoas esperava. Um deles diz respeito ao transporte do futuro. Na era atômica dos anos 1950, uma resposta parecia clara: o trem atômico. A ideia, da Associação Americana de Ferrovias (AAR, na sigla em inglês), surgiu em 1948 e foi promovida por Dr. Lyle Borst, professor da Universidade de Utah.

Em 1954, Borst desenhou os primeiros rascunhos para um trem atômico chamado “X-12”. O reator, com uranium-235, permitiria que ele funcionasse por meses sem precisar parar para abastecer. Ele teria cerca de 50 metros e 360 toneladas (200 delas só para o escudo que protegeria da radiação do reator).

Os americanos puderam ler tudo isso em um exemplar de 1954 da revista Life, que descrevia o trem como um sonho dos designers. Na União Soviética, os trens atômicos também estavam na agenda, e isso foi destaque quando a URSS anunciou, em 1956, o objetivo de colocar trens movidos à energia nuclear nos trilhos.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

No começo, eles tropeçaram em questões econômicas. No caso do X-12, o custo estimado era de US$ 1,2 milhão, mais do que o dobro do preço de um trem a diesel na época. Além disso, a escolha de uranium-235 também constituía uma despesa significativa e um problema de segurança. Nos anos 1960, o otimismo sobre energia nuclear começou a desaparecer, e só em 1964 Dr. Borst teve sua invenção patenteada. Uma patente que nunca foi posta em prática.

Naquela época, o custo da energia elétrica também já tinha diminuído e as ferrovias do futuro passaram a ser elétricas. Mas em 2011, a RZhD (via férrea russa) anunciou que estava trabalhando em um trem atômico com a Rosatom, uma organização estatal sem fins lucrativos para energia nuclear. Da perspectiva do presente, um trem desses ainda tem o potencial de reduzir as emissões de carbono dos transportes, o que poderia ser uma motivação para explorar o assunto. Ainda assim, o projeto parece vago.

Outra proposta discutida é o SCMagley, um trem magnético que levita cerca de 10 centímetros acima dos trilhos. Em outubro de 2016, este trem bateu o recorde de transporte terrestre mais rápido, a mais de 600 km/h em um percurso de 1,8 km. No entanto, ele tem custos altos. Ainda assim, podemos esperar, claro, os próximos passos da RZhD e da Rosatom. Talvez eles ressuscitem o otimismo dos anos 1950. No entanto, o silêncio sobre o projeto desde 2011 levanta a questão se haverá realmente um projeto ou se o trem atômico continuará para sempre inexistente. O tempo dirá.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]