Ano passado, vimos um tanto perplexos que o próximo estágio da internet era a formatação de uma “botnet” – a rede dominada e direcionada pelos bots, sistemas que acoplam Inteligências Artificiais (IAs) e que são capazes de realizar interações simples com as pessoas. Há 12 meses, a ideia parecia uma curiosidade distante da realidade. Hoje, os bots estão espalhados nos sites, chats, apps e redes sociais, espalhando conteúdo, interagindo e dialogando com cidadãos e consumidores. Encontrar ideias assim são a rotina do SXSW.
Neste ano, mais uma vez, o Grupo Padrão estará no evento, participando ativamente e trazendo para nossos leitores, audiência e clientes um mapa de tendências, conceitos, práticas e conhecimento que influenciam e irão influenciar decisivamente os negócios, o comportamento e a sociedade.
Inteligência Artificial no centro das atenções
Em 2018, novamente, a IA promete ser a estrela do conteúdo, mas agora em linha com Blockchain, pesquisas mais maduras com RA e RV, estudos geracionais, principalmente derivados do poder transformador da Geração Z e novos sistemas para produção de inovação.
Essa é uma característica própria deste que hoje é uma maiores dínamos de ideias para profissionais, executivos, artistas, pesquisadores, cientistas e especialistas, o SXSW. Um evento que começou como festival de música, em 1987, como uma forma de difundir o Southern Rock e rapidamente agregou um festival de cinema e depois de tecnologia, com ênfase na interatividade.
Acompanhe a cobertura do SXSW!
Nesse processo, abriu espaços para toda uma comunidade de profissionais da economia criativa, empreendedores, músicos, produtores, executivos, empresas, cineastas e cidadãos do mundo todo em busca de conex?es, inspirações e provocações que possam mudar o mundo.
Parece ambicioso – e é, de fato. O SXSW “dedica-se a ajudar pessoas criativas a atingirem seus objetivos”, conforme seu objetivo central. Mas a sua pluralidade, talvez influenciada pelo ambiente acolhedor e libertária da cidade de Austin, no Texas, permite que os participantes descubram conteúdos e ideias incríveis, surpreendentes e inquietantes. Jovens brilhantes podem ser vistos com apresentações chocantes, lado a lado com executiva experimentados, protagonistas de empresas que hoje são referência em inovação.
Motivações
Todo esse caleidoscópio de estímulos e criatividade será acompanhados por mim, junto com outros colegas para trazer até você o máximo de conteúdo apresentado durante os 10 dias do Festival. Queremos que você, leitor, faça parte da jornada e tenha vontade de também produzir ideias novas, combinando conceitos e reflexões que encontre em nossos artigos, posts, vídeos e fotos. Fundamentalmente, queremos que você se sinta motivado a se superar e a fazer qualquer coisa, por menor que seja, sempre de um jeito diferente, com tolerância, espírito colaborativo e apreço pela livre-iniciativa.
Essa jornada prosseguirá ao longo do ano. Iremos, na sequência, para o Shoptalk, evento dedicado à inovação no Varejo, o World Retail Congress (WRC) específico sobre gestão do varejo em um momento de transformação digital. Acompanharemos o Cannes Lions, maior evento global de criatividade, em junho, e ainda participaremos do Money 20/20, que discute as transformações do dinheiro e seus impactos nos serviços financeiros, no varejo e na tecnologia em geral, e também do WEB Summit, espetacular reunião de empreendedores, startups e inovadores em geral, já no final do ano.
Ideias para o Brasil
Este é um ano eleitoral. Em outubro, o Brasil decidirá o seu destino em novas eleições gerais. Mais do que nunca, precisamos de ideias novas, ousadia e coragem. Colocar na mesa, nos corações e mentes, tudo o que movimenta e mobiliza cidadãos do mundo, engajados na construção de um mundo mais generoso, onde a inovação traga mais impactos positivos para mais pessoas, é o nosso objetivo.