Pesquisar
Close this search box.
/
/
La Cittá Nuova: os futuristas e a cidade do futuro

La Cittá Nuova: os futuristas e a cidade do futuro

"As necessidades das gerações futuras não podem ser atendidas pelas ideias do presente e deve haver espaço para que a cidade seja transformada no futuro"

O dicionário Oxford define utopia como sendo um lugar (ou um estado) imaginário em que tudo é perfeito. A sociedade perfeita era exatamente o que uma porção de artistas modernistas, arquitetos e escritores buscavam no começo do século 20. Um dos movimentos mais extremistas era o futurismo italiano, que nasceu em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, escrito pelo seu fundador (e seu líder ideológico), Filippo Tommaso Marinetti.

No manifesto, Marinetti elogiava o caos, o ritmo acelerado e as novas tecnologias da era moderna e rejeitava museus, bibliotecas, academias de arte e tudo o que cultivasse o velho mundo pré-industrial. Na Itália, o passado era glorificado e o futurismo era uma rebelião contra a estética italiana e o modo como a sociedade do país cultivava sua própria história. O futurismo era baseado em uma crença que entendia a cultura como obsoleta.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Outra figura importante no movimento foi o arquiteto Antonio Sant’Elia. Ele lutou para seguir os ideais futuristas em sua arquitetura, especialmente o desejo de não olhar para o passado e se mover em direção ao futuro ajudado por máquinas e tecnologias. Com base em uma ideologia futurista, Sant’Elia criou La Città Nuova (a cidade nova), uma metrópole utópica na qual cada geração deveria destruir e reconstruir.

Os desenhos de Sant’Elia de La Città Nuova eram claramente inspirados por uma máquina servindo à humanidade. As ruas da cidade eram no subsolo e todos os prédios eram equipados com elevadores. Além disso, eles eram simples, quase inexpressivos, já que todo tipo de decoração era considerado desnecessário. La Città Nuova nunca saiu do papel. Ainda assim, a influência de Sant’Elia ainda pode ser vista. A “impermanência” ainda é um assunto quente na arquitetura moderna, representando a ideia de que as construções podem ser adaptadas às necessidades do tempo, assim como o arquiteto italiano imaginou.

Leia também: Armas de destruição para as massas

As necessidades das gerações futuras não podem, muitas vezes, ser atendidas pelas ideias do presente e, portanto, deve haver espaço para que a cidade seja transformada por pessoas que irão viver nela depois de nós. Essa é uma ideia que arquitetos e planejadores do mundo inteiro abraçaram e, em muitas cidades grandes, a arquitetura não permanente se tornou parte da paisagem urbana.

As visões futuristas das reações entre homem e máquina como algo simbiótico também era algo à frente daqueles tempos. Entre outras coisas, antecipavam a fusão de corpo e tecnologia que vemos hoje, por exemplo, em próteses biônicas, marcapassos e outros implantes que melhoram o corpo. Em outros círculos, também encontramos uma glorificação do potencial de máquinas e tecnologia. O famoso futurista Ray Kurzweil e seus colegas na Singularity University (Universidade da Singularidade), por exemplo, acreditam que avanços na tecnologia, especialmente em inteligência artificial, levarão a uma reestruturação massiva da civilização já nas próximas décadas. Ainda que a tecnologia seja bem diferente da imaginada por Marinetti e Sant’Elia, a ideia básica não está longe do que se pode ler mais de um século depois do antigo Manifesto Futurista.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]