Quando você vai ao mercado ou à feira e restaram somente aqueles legumes e frutas ?imperfeitos? fisicamente, mas frescos e bons para o consumo, você compra ou desiste? O portal já citou algumas ideias de redes supermercadistas de outros países para fazer com que os consumidores comprassem as tais ?frutas feias? ? Alimento fresco, mas feio: o que você faz com ele? E Gente bonita come fruta feia.
Desta vez, a atitude positiva relacionada a esses alimentos vem de mais perto, do Canadá. A rede de supermercados canadense Real Canadian Superstore, através da marca Naturally Imperfect, disponibilizará esses legumes e frutas com descontos aos clientes.
?Nós muitas vezes nos concentramos muito no visual do produto, em vez de priorizar o sabor?, explicou Ian Gordon, vice-presidente sênior da Loblaw Brands, empresa que lidera o grupo do qual a rede de supermercados faz parte. A proposta do projeto é conseguir mudar esse costume, mostrar às pessoas que os nutrientes continuam lá, mesmo que a beleza do alimento não esteja dentro dos padrões.
?Uma vez que você descasca ou corta uma maçã, você já não pode mais dizer que ela teve algum defeito ou estava deformada?, exemplificou Gordon. A linha Naturally Imperfect terá, inicialmente, dois tipos de produtos: maçãs e batatas. Mas, a intenção é expandir as opções, à medida que os produtores forem aderindo ao projeto.
Estes alimentos serão oferecidos aos consumidores com até 30% de desconto, para que se torne atrativo aos clientes. A iniciativa deve reduzir consideravelmente o desperdício de alimentos, por evitar que eles sejam jogados no lixo, ao mesmo tempo em que gera renda aos produtores e comerciantes.
Com informações do portal CicloVivo.
Leia mais:
Do hortifruti para casa: alimento se transforma em energia
Restaurante utiliza alimentos que seriam jogados fora
Voluntários da GVT entregam alimentos arrecadados