Pesquisar
Close this search box.
/
/
Flywheel Latam reúne líderes do mercado e aponta tendências de retail media

Flywheel Latam reúne líderes do mercado e aponta tendências de retail media

Líderes de grandes marcas conversam sobre estratégias e futuro do e-commerce, para uma experiência com menos fricção e mais vendas

A Flywheel Digital chegou ao Brasil em grande estilo, com um evento em São Paulo que contou com a apresentação de painéis sobre retail media, futuro do e-commerce e execução digital com um grande time de especialistas como Alex McCord, CEO da Flywheel Digital; Juan Jensen, economista e sócio das empresas 4E Consultoria e da 4intelligence; e Xian Wang, vice-presidente de Retail Insight da Edge by Ascential.

Em sua apresentação, McCord pontuou que a Flywheel tem uma verdadeira escala global, que ultrapassa as tarefas de execução. Em 2023, a equipe interna e os parceiros no varejo unificaram o negócio para facilitar a integração. “A proposta de valor da empresa é oferecer soluções simplificadas para um mundo complexo, bem como soluções de serviço e gestão que superem as dificuldades de mercado da América Latina“.

Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

O retail media é uma peça essencial nesse quebra-cabeças, e para o CEO da Flywheel, “retail media leva ao aumento de vendas e de share. É um modelo em que todo mundo sai ganhando. Se o poder de compra não estiver vantajoso, pensamos como criar essa vantagem. Quando olhamos palavras-chave, são 688 milhões de possibilidades de criar uma proposta. É um desafio e complexidade para as marcas que querem acertar. Mas a visão da Flywheel é ser a plataforma número um globalmente a impulsionar o comércio digital”, destaca McCord.

O Brasil tem suas particularidades em comparação com outros país, desde o grau de exigência do consumidor brasileiro ao contexto econômico nacional. O economista Juan Jansen avalia que as tendências macroeconômicas do Brasil estão em uma trajetória positiva, levando em conta os impactos da pandemia, as perspectivas do PIB global, a recuperação e o processo de alta de juros em outros países.

“Estima-se uma trajetória de crescimento bastante vinculada ao agro, à frente até mesmo da indústria e dos serviços. Importante separar setores que dependem de emprego e de renda, e os que dependem de crédito. Os que dependem de emprego têm bom desempenho em 2023, e de crédito não. A taxa de desemprego na pandemia trouxe seus impactos. O Brasil, felizmente, em 2023 deve ter um crescimento próximo ou acima de 2022”, explica Jansen.

Perspectivas para o varejo

Xian Wang, na apresentação “Retail media e omnichannel: o futuro do varejo na América Latina”, aponta estratégias de varejistas e marcas para se adaptar ao cenário latino-americano, bem como a evolução delas e a oportunidade única que elas trazem.

“Os shoppers têm ido para o online. É cada vez mais raro vê-los focados em um só canal e os dados mostram isso: 53% dos brasileiros utilizam o celular enquanto estão nas lojas, e 63% fazem isso enquanto estão vendo outras coisas. No e-commerce, os principais varejistas estão mudando para a experiência omnichannel, porque o shopper é mais lucrativo”, comenta.

“Precisamos pensar como os varejistas integram on e off, porque o digital impacta o mundo físico. Vemos interação nas lojas físicas, e algumas experimentações onde as pessoas provam depois de conhecer no online. Pensando onde os varejistas estão investindo, são modelos de futuro financeiramente viáveis, e tudo isso está no marketplace: muitos compradores, mais visibilidade e poder monetizar a atenção. Isso muda a forma de operar que existia no passado e acaba alterando também a dinâmica da conversa entre marcas e varejistas”, acrescenta Wang.

Leia mais: Panorama e perspectivas para o e-commerce em 2024

Futuro do e-commerce

Em seguida, líderes de grandes marcas no Brasil se reuniram para um debate sobre estratégias e futuro do e-commerce e como oferecer uma experiência com menos fricção e mais vendas, além das estratégias de construção do funil.

“Temos que desconstruir a jornada; ela deixou de ser tão linear. Quando pensamos nisso, falamos sobre o poder de termos diversos pontos de contato ao longo da jornada dele, seja ela linear ou não. O poder que temos e como vamos impactar o cliente na jornada dele, como será construída a conversão, vai de acordo com todos os insights que coletamos e como entregamos isso”, pontua Celia Goldstein, General Manager na Amazon.

“Vemos um papel muito forte na América Latina, de trazer esse conceito de retail media. A oportunidade são esses inúmeros pontos de contato que temos todos os dias com as pessoas, buscando, navegando, eventualmente até deixando salvo o item para converter em outro momento. Fazemos estudos para acompanhar as tendências dos consumidores, e oito em cada 10 buscam primeiramente no marketplace. Então, você tem o início da jornada, de fato, dentro do ambiente onde ele pode desde conhecer a converter”, frisa Fernanda Nakasaki, head of Industry no Mercado Livre.

Conheça o Mundo do CX

Durante o debate, os líderes falaram também sobre a jornada phygital e o ponto de vista das marcas, as melhores práticas e estratégias ao intercalar o físico e o digital.

“Como indústria, é um grande desafio. É necessária uma parceria aberta e transparente, para compartilhar realmente dados para que sejam analisados do ponto de vista dos nossos produtos a necessidade do shopper e endereçar da forma correta para o canal do comércio também. Nós precisamos ter a velocidade de interpretar isso e trazer os insights necessários para a mudança do negócio. Entendemos que a rentabilidade vem dos dois lados”, explica Alexandra Gomes, gerente de e-commerce e CRM na Unilever.

“O grande desafio da Logitech é vender um produto de ticket alto. O brasileiro é empreendedor, tanto que aqui há mais marcas de mouse que a China. São 98 marcas no mercado brasileiro. Nós temos o desafio de como vender o produto, convencer o consumidor a gastar mais. Vale a pena investir no funil como um todo, desde a conversão ao topo. Isso faz toda a diferença”, comenta Jairo Rozenblit, head da Logitech no país.



+ NOTÍCIAS
Consumidores estão redescobrindo o prazer de comer fora de casa
Brasileiros estão mais otimistas com o bolso, indica Serasa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]