O fluxo de pessoas nos shopping centers do País em dezembro foi 1,4% maior, na comparação com dezembro de 2013, segundo dados mensurados pelo Ibope Inteligência, e Mais Fluxo.
O destaque foram os malls localizados em mercados carentes de shoppings, que apresentaram um crescimento quase cinco vezes maior, de 7,6%.
Nos mercados equilibrados, onde não há shoppings sobrando ou faltando, houve equilíbrio em relação a 2013; e em mercados com muita oferta de malls, o fluxo caiu 1% no período.
?Este é um resultado importante, pois mostra que, mesmo com a economia andando a passos lentos, onde há mercado o setor consegue resultados favoráveis?, avalia Marcia Sola, diretora executiva de geonegócios do Ibope Inteligência.
A classificação do mercado em carente, equilibrado ou superofertado é feita a partir de um indicador do Iope Inteligência chamado Índice de Produtividade, que relaciona o potencial de consumo existente em uma determinada região e a quantidade de shoppings em operação.
Valores abaixo de 80 indicam um mercado superofertado, no qual há mais oferta do que a demanda local é capaz de absorver. Índices entre 81 e 110 indicam situação de equilíbrio e valores acima de 110 apontam para mercados de baixa concorrência ou carentes.
O levantamento também mostra a comparação entre os diferentes tamanhos de shoppings. Os empreendimentos menores, com até 20 mil metros quadrados de ABL ? Área Bruta Locável (ou área de loja) apresentaram aumento de 4% no fluxo.
Já os grandes empreendimentos com ABL entre 20 mil m² e 40 mil m² tiveram variação menor, com alta de 1%. E aqueles shoppings com ABL acima de 40 mil m² apresentaram crescimento de 0,6% no fluxo, frente a dezembro do ano passado.
Leia mais
Shoppings mantêm dois dígitos de crescimento em 2014