Um levantamento feito pela JD Power, uma consultoria de consumo norte-americana, apontou o que seria o melhor carro elétrico da atualidade, considerando fatores como peças, deterioração e outros quesitos. E o primeiro lugar não foi ocupado a Tesla- muito menos o segundo.
De acordo com o estudo, de uma maneira geral, os resultados deste ano mostram uma queda na qualidade dos carros elétricos na comparação com 2021. Em suma, a indústria experimentou um aumento de 11% nos problemas de 100 veículos analisados. Um dos motivos seria a falta de peças no mercado, tais como chips. De fato, ele se tornaram escassos a partir da pandemia.
Leia também: Muito além do carro elétrico: conheça outros combustíveis limpos usados pelas montadoras
“Dados os muitos desafios que as montadoras e seus revendedores tiveram que enfrentar no ano passado, é um tanto surpreendente que a qualidade inicial não tenha caído ainda mais drasticamente”, disse David Amodeo, diretor global automotivo da JD Power.
A pesquisa é baseada em informações de um total de 84.165 proprietários e locatários de carros elétricos de uso pessoal, registrados entre novembro de 2021 e fevereiro. As respostas das pesquisas forneceram dados para 33 marcas diferentes e 189 modelos de veículos diferentes.
E o vencedor é…
O surpreendente campeão deste ano na categoria geral é o Buick Encore GX, da General Motors (GM). O que chama a atenção é que carro elétrico da GM ocupou a 12ª posição no ano passado.
No ranking das marcas premium, a vencedora foi a Genesis, seguido de Lexus e Cadillac.
Considerando os prêmios de todas as categorias, a marca que mais acumulou vitórias foi a General Motors Company (nove prêmios), seguida pela BMW AG (cinco); Hyundai Motor Group (três).
E a Tesla?
Os veículos da marca Tesla entraram no estudo pela primeira vez este ano e ocuparam a sétima posição. No entanto, a empresa se tornou inelegível para o ranking por causa da falta da escassez de informações necessárias para o levantamento.
“Como a Tesla Motors não permite que a JD Power acesse as informações do proprietário nos estados onde essa permissão é exigida por lei, os veículos da Tesla permanecem inelegíveis para prêmios”, afirma.
Veja o estudo completo aqui.
+ Notícias