Conhecida por revolucionar a indústria do entretenimento com seu serviço de streaming por assinatura, a Netflix está se preparando para mais uma revolução no mercado. A gigante do streaming está mirando o mercado varejo ao incluir em sua estratégia de expansão a abertura de locais físicas nos EUA até 2025.
Batizado de “Netflix Houses”, os clientes poderão fazer compras, jogar e mergulhar em alguns dos seus programas favoritos da Netflix. Essa iniciativa demonstra a estratégia de longo prazo da empresa para criar um nível de envolvimento e interação entre os programas que produzem e seus fãs.
O projeto ambicioso é uma resposta à demanda crescente por experiências imersivas e interativas relacionadas aos programas originais da Entretenimento e Varejo: Netflix abrirá lojas físicas em 2025. Uma das principais características do novo projeto, será uma oferta de merchandising onde os fãs poderão adquirir produtos temáticos dos programas, desde camisetas a itens de decoração e colecionáveis. Além disso, o local irá abrigar experiências gastronômicas e atividades integrativas relacionadas aos programas do streaming.
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Experiência imersiva e personalizada
Vale lembrar que no final do ano passado a Netflix enfrentou uma crise gigantesca ao perder assinantes. Para se ter a ideia da dimensão da crise, nos EUA, por exemplo, mais adultos norteamericanos cancelaram a Netflix mãos do que qualquer outro serviço de TV ou vídeo por assinatura, de acordo com o relatório do Big Village intitulado “The Pulse: The Best Streaming Service”, isso porque muitos assinantes da Netflix reclamavam da velocidade com que a plataforma retirava do ar séries e filmes. Além disso, cerca de 19% dos assinantes de streaming já cancelaram três ou mais assinaturas nos últimos dois anos, segundo a empresa de medição de assinantes Antena.
No entanto, não é de hoje que a companhia vem desenvolvendo estratégia para criar experiências presenciais com os fãs. Em junho deste ano, a empresa decidiu abrir temporariamente um espaço gastronômico em Los Angeles, chamado Netflix Bites. Na época, o vice-presidente de produtos de consumo, Josh Simon, comentou em nota que a grande esse projeto permitira criar uma experiência mais personalizada e imersiva aos seus clientes.
“A Netflix já é um destino para programas gastronômicos adorados, de documentários a programas competitivos. Do episódio à entrada, com o NETFLIX BITES estamos criando uma experiência pessoal onde os fãs podem mergulhar. seus programas de comida favoritos. Estamos entusiasmados em colaborar com esses chefs incríveis que darão vida a essa visão e apresentarão uma variedade de seus deliciosos menus”.
O que podemos aprender
Vender algum produto vai muito além de uma transação comercial, hoje tornou-se uma construção de relacionamento com o comprador, que busca, cada vez, mais uma experiência completa e satisfatória na hora da compra. Prova disso é que 70% dos clientes demonstrando disposição para gastar mais com empresas que oferecem uma experiência perfeita em seus serviços, de acordo com o relatório do Zendesk CX Trends 2023.
O professor Galileu Nogueira, fundador da escola Galileu Educação em Branding, explicou que reconhecer uma marca não é por acaso, mas um estudo profundo realizado pelos profissionais de branding. “Quando falamos de construção de marca, a gente está dizendo que o reconhecimento, quando vocês olham e conseguem identificar muito rápido uma marca, ele vem a partir de um trabalho incessante de algumas coisas”, explica.
Os consumidores não estão mais dispostos a se contentar com uma compra simples; eles buscam uma experiência completa. Aqueles que conseguirem entender e atender a essa demanda ficarão bem-posicionados no mercado. O que percebemos é que para cada crise enfrentada a gigante do streaming responde rapidamente com ações e estratégias, mesmo que testem temporariamente.