/
/
Entrega e serviço pós-vendas: a experiência do cliente nunca termina

Entrega e serviço pós-vendas: a experiência do cliente nunca termina

O tempo é um dos principais fatores para atender ou superar as expectativas do cliente. Em breve, a entrega rápida não será apenas privilégio

Como profissionais de logística, nossa interação natural com os negócios segue a linha da cadeia de distribuição, com métricas ligadas à nossa disciplina de abastecimento e logística. Porém, o impacto sobre os negócios é muito mais complexo: além dos números, há um grande impacto sobre a reputação da empresa.

De acordo com o Reputation Institute, o valor e a reputação de uma marca são construídos em diversas dimensões: inovação, responsabilidade social, resultados financeiros, produtos, serviços e, claro, o desempenho apresentado. São essas duas últimas dimensões que necessitam da nossa atenção.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O tempo é um dos principais fatores para atender ou superar as expectativas do cliente. Em breve, o envio de 2 horas, 4 horas e no mesmo dia não será mais um privilégio, mas um padrão que todas as empresas se esforçarão para oferecer.

Leia mais: O tempo é o senhor da experiência

Hoje, como consumidores finais, temos a expectativa de entrega em 24 horas e essa mesma exigência é transferida para o mundo empresarial. Lá, esse nível de serviço é esperado não só na distribuição de produtos finais, mas também no atendimento pós-venda. Tanto para manutenção de garantias e reparos de equipamentos de tecnologia, quanto para entrega de peças de reposição nos setores industriais e automotivos, e dentro do setor da saúde, atendimento e suporte às cirurgias emergenciais e reposição de produtos consignados.

Já não se trata apenas da urgência na entrega, mas também do impacto sobre as operações de negócios – ninguém quer abrir mão de milhões de dólares em perdas de produtividade, receita e/ou marketshare, certo?

Convenhamos, hoje o ciclo de vendas de um produto não termina com a entrega.

Os nossos clientes e seus consumidores têm uma expectativa de acompanhamento e de resolução de incidentes que, se não for atendida adequadamente ou superada, pode desencadear diversas consequências. Como: perda de fidelização de clientes, sanções com base em métricas contratuais de KPIs, perda de receita por atrasos nos relatórios OTC (Order to Cash), avaliações ruins que afetam novos fluxo de pedidos e até mesmo escândalos que podem acabar prejudicando a imagem e a reputação das empresas (uma experiência ruim pode gerar impactos, inclusive, no valor da ação).

Como especialistas em logística de missão crítica, sabemos que cada minuto de atraso na entrega de um produto de substituição ou de um dispositivo médico pode afetar seriamente a vida das pessoas.

Leia mais: DHL aponta quatro tendências de varejo eletrônico em 2022

Levando em conta o quanto é crítico fornecer produtos e peças de reposição que afetam diretamente as operações de negócios dos clientes, é fundamental que especialistas em logística e serviços de pós-venda reflitam muito sobre a estratégia adotada por cada empresa em combinação com a missão e os objetivos da área de logística. Avaliando de que formas, a partir da nossa área de atuação, podemos contribuir com os negócios do cliente final. Não apenas em números, mas também nos serviços de valor agregado atrelados à experiência de marca com a qual cada empresa busca se posicionar.

*Por Alexandre D. Cecolim, Diretor de Service Logistics da DHL Supply Chain na América Latina.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Quais tendências vão orientar as cadeias de suprimentos e logística?

Conheça a estratégia em CX da Buser para superar desafios em logística 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]