É elementar que, ao longo de dias, meses e anos, as empresas busquem acompanhar a evolução do mercado, das demandas dos públicos aos quais servem, atualizando tecnologias e estratégias. Esse é um processo que acontece de forma natural: a empresa que está atenta aos seus clientes se renova a cada momento, buscando atendê-lo da melhor forma.
Dessa realidade surge a busca por novos posicionamentos. Com as mudanças e novidades internas, cria-se a necessidade de comunicar ao mercado o que há de novo e de dizer, de forma sucinta, aquilo que se pretende transmitir, ou até mesmo a maneira como uma determinada companhia pode transformar o ecossistema em que atua.
A evolução da empresa que, há oito anos, nasceu como Meeta Web é um grande exemplo nesse sentido. “O nome representava um diferencial de mercado”, explica Gabriela Almeida de Araújo, diretora de Vendas da empresa.
A marca, contudo, se consolidou cada vez mais como uma referência em soluções. É dessa visão que nasce a Meeta Solutions.
“Uma das vantagens que as empresas obtêm ao nos contratar é que temos soluções que podem ser parametrizadas e customizadas de acordo com a necessidade do cliente”
Neste momento, com o reforço da solução Visão 360º, carro-chefe da empresa, a atuação da Meeta Solutions, passa a ser B2B e B2C. “Com isso, podemos atender mais segmentos” explica a executiva.
Na prática, isso quer dizer que a companhia pode entregar, à uma empresa B2C, uma tecnologia que monitore o desempenho de seus fornecedores B2B. Essa estratégia dá transparência e visibilidade à performance do prestador de serviços.
Isso quer dizer que a Meeta Solutions também faz a gestão de todo o relacionamento, garantindo que a empresa tenha uma relação transparente com os fornecedores, uma vez que passa a aportar inteligência na integração com diversas base em dados. “Nossas soluções trazem informações relevantes para o modelo de negócio”, diz Gabriela.
Aprofundamento
Outro aspecto importante é que as soluções da empresa, como explica a executiva, são customizáveis. Por isso, para entregá-las, precisa mergulhar na realidade do cliente. E isso é feito, uma vez que a Meeta Solutions conta também com um time altamente especializado e consultivo.
Nesse sentido, Marcos Paulo Beck, COO, explica que o trabalho não termina na entrega da ferramenta. Ao contrário, a área de suporte mantém a solução atualizada de acordo com a régua do cliente: o departamento é corresponsável por entender os KPIs do cliente e aplicar medições dentro da solução.
Isso feito, a empresa conta, inclusive, com especialistas que interpretam os dados, de acordo com os gaps a serem superados pela empresa-cliente, e oferecem soluções.
Os serviços prestados pela empresa, como esse, são feitos pelo Núcleo de Gerenciamento Operacional (NGO). “Esse é um know how que a Meeta Solutions traz”, afirma Beck. “Nosso trabalho é proativo, com foco direto na governança do indicador que mais importa para o negócio.
Gestão
Em seu processo de reposicionamento, a Meeta Solutions, que vem passando por um crescimento expressivo, também passou por um reforço da camada executiva. Tanto Gabriela quanto Beck entraram na empresa nesse momento. Ele veio de uma varejista que atua online e offline e entrou na organização em janeiro. Ela, por sua vez, veio do mercado de tecnologia e tem mais de 20 anos de experiência na área.
“Temos uma energia de startup”, diz Gabriela. “Mesmo que não sejamos uma, temos a velocidade e a capacidade de inovar de uma jovem empresa”. Hoje, há aproximadamente 100 pessoas na Meeta Solutions, que possui mais de 30 clientes.