/
/
Em plena pandemia, um evento provou que é possível ser phygital

Em plena pandemia, um evento provou que é possível ser phygital

Sócio-fundador da ARCA estreia como colunista da Consumidor Moderno e mostra como a vida pode ser phygital a partir de agora

O conceito de phygital, uma junção de physical (físico) e digital, é definido pelo uso de tecnologia para fazer a ponte entre os mundos on e offline, com o propósito de proporcionar experiências ricas e interativas ao usuário. Mas como colocar esse conceito em prática?

No ano passado produzimos a exposição Drivethru.art, uma co-realização entre ARCA e Luis Maluf Art Gallery, que ocorreu entre julho e agosto, em um dos momento mais tensos da pandemia até então. Dadas as restrições impostas pelos decretos do governo, exploramos o território phygital com recursos simples e acessíveis, como forma de minimizarmos o risco de contágio pelo manuseio e distribuição de materiais informativos, sem que isso implicasse em qualquer prejuízo para a experiência de visitação. Pelo contrário.

A exposição era formada por obras em grandes formatos de 18 artistas, suspensas nos breezes entre os pilares da ARCA. Como o circuito de visitação era feito de carro e precisávamos contemplar no planejamento da operação as diferenças de tamanho e manobrabilidade entre diferentes modelos, para além da distância com que cada obra seria observada, decidimos utilizar suportes físicos bem legíveis para a identificação das obras e seus autores. Distribuímos totens próximos ao percurso de visitação, marcando o local de parada para observação de cada obra, acompanhado do nome do artista, técnicas utilizadas e dimensões do painel, para além dos patrocinadores e apoiadores da exposição. Cada totem tinha também um número, correspondente à placa fixada ao lado de cada obra para uma rápida identificação.

Em paralelo a isso, desenvolvemos todo o guia de visitação em um hotsite que o visitante acessava ao ler um QR Code na entrada da exposição, logo após ter seu ingresso digital lido por um dos orientadores – tudo sem nenhum tipo de contato. O guia, apresentado nas formas de texto e de áudio, servia tanto ao propósito de enriquecer as informações sobre os artistas e suas respectivas obras como também auxiliar no fluxo de visitação.

Cada áudio continha uma explicação sobre o trabalho de pesquisa do artista e o conteúdo da obra apresentada por ele, com uma duração média de 1:30 minutos. Como o tempo de observação indicado para cada obra era de 2 minutos, o fim do áudio trazia uma pista implícita, sutil e eficiente, de que era hora de dirigir para a próxima parada. Os áudios eram narrados na voz de Luis Maluf, curador da exposição, o que proporcionava aos visitantes um senso de intimidade e proximidade com os temas abordados.

Existe um imenso potencial ainda não explorado no território phygital, que tende a se ampliar ainda mais conforme diferentes wearables como smart watches e smart glasses ganham espaço em nossas vidas ao lado dos já quase onipresentes smartphones. Trouxe este case, contudo, para demonstrar que é possível pensar e criar experiências phygital sem recorrer a dispositivos caros ou tecnologias complexas, usando aquilo que já está à mão e dando foco prioritário à experiência do usuário e a como as ferramentas utilizadas contribuem para torná-la mais fluida e prazerosa. Um ótimo desafio para as mentes criativas nos setores de design de experiências, eventos e comunicação.

Maurício Soares é sócio-fundador da ARCA

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]