Com o objetivo de atingir a galerinha da geração Z que aparenta não gostar de anúncios e excesso de logotipia, a marca do grupo PepsiCo lançou uma campanha sem rótulos, com a pegada de uma estética moderninha, integração com redes sociais e até mudança do domínio. A marca ainda surpreende ao vestir uma roupagem extremamente inusual para as gerações anteriores.
Tudo começou com uma mudança drástica: o site da Doritos agora se encontra em um novo domínio “LogoGoesHere.com” e toda a campanha segue com essa titulação “O Logo Vai Aqui”. O que parece ser um movimento pretensioso conversa com as campanhas sazonais da marca que, já fez um festival musical surpresa e um single da Rihanna pra lançar a edição All Nighter em 2011.
Os clipes da canção “Who’s That Chick?” contavam com duas versões: diurna e noturna
A marca também já investiu em jogos online. Neste caso, era preciso comprar um pacote dos snacks e escanear um QR Code para adentrar o jogo. A comunicação sempre foi voltada para o público jovem e com schedules que mais se assemelham a eventos mundiais. Hotel 626, a época, foi um sucesso.
No Brasil, a Pepsico investe na narrativa da diversidade todo ano. Para se ter ideia, durante o mês do orgulho LGBT, colocou no mercado o “Doritos Rainbow”, uma versão especial colorida com salgados sortidos de diversos sabores para conversar com a época mais colorida do ano.
Na nova empreitada, a Doritos se posiciona como um canal sem marca nas redes sociais e chega a perguntar para os seguidores se alguém a reconhece apenas pelo triângulo icônico, em uma enquete que viralizou no Twitter.
We think we don’t even need to say our name for you to know what snack we are. Are we right?
— Doritos (@Doritos) August 27, 2019
Ainda de olho na Geração Z, a marca introduziu filtros de realidade virtual no Snapchat. Este, no caso, transforma o rosto dos usuários no triângulo icônico das tortillas. Segundo a marca, o foco é nos jovens que preferem pagar para não ver propagandas. Os mesmos que assistem Netflix, pagam por seus jogos e pulam propagandas do YouTube.
O anúncio televisivo teve sua estreia feita durante o MTV Video Music Awards de 2019. O vídeo chamado de “Anti-Ad :60” é um posicionamento forte e arriscado mas que, para uma das marcas mais conhecidas e consumidas nos Estados Unidos, parece fazer sentido e tem feito sucesso. Será que veremos outras marcas aderirem a “logofobia”?
It’s the chip so iconic…we don’t need to name it. #LogoGoesHere pic.twitter.com/1HeSEp0Ylh
— Doritos (@Doritos) August 26, 2019
+ NOTÍCIAS
Netflix disponibiliza fliperamas inspirados em Stranger Things na Avenida Paulista
Stranger Things: Netflix e Bombril em parceria inusitada
Fortnite: entenda a obsessão da Geração Z
De Diabo Veste Prada a La Casa de Papel: como a geração Z enxerga o líder ideal