É possível que muita gente não conheça o grupo francês Lactalis. Trata-se de uma das maiores companhias de laticínios do mundo e dona de marcas como Itambé, Parmalat, entre outras. Desde o fim do ano passado, a empresa virou notícia no mundo todo após a descoberta de contaminação por salmonela em diversos lotes de leite em pó e que resultou na contaminação de 35 bebês somente na França. Casos na Espanha e Grécia também estão sendo investigados.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
De acordo com a companhia, o primeiro caso confirmado de contaminação por salmonela ocorreu no dia 1 de dezembro de 2017. Uma investigação preliminar mostrou que o local da contaminação era uma fábrica da companhia na cidade de Craon, na França.
Após uma análise das autoridades francesas, a empresa enviou um segundo alerta de recall ainda em dezembro. Desta vez, a lista de produtos foi ainda maior: produtos fabricados a partir de 15 de fevereiro do ano passado.
A medida, no entanto, não evitou uma contaminação em massa. Ao todo, segundo o noticiário, foram confirmados 35 casos de bebês contaminados somente na França. Há investigações em andamento de um caso na Espanha e outro na Grécia.
E o Brasil?
O presidente da Lactalis, Emmanuel Besnier, ordenou o recolhimento de 12 milhões de caixas de produtos de 720 lotes distribuídos para 83 países. Veja o link com os lotes e produtos que serão recolhidos AQUI. A empresa informou que irá pagar todas as despesas, além de indenizar as famílias prejudicadas.
A empresa informou que o Brasil não está na lista dos 83 países que receberam os lotes contaminados do leite em pó e de outros produtos.