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Do inconsciente ao ambiente coletivo: os caminhos da inovação

Do inconsciente ao ambiente coletivo: os caminhos da inovação

No Conarec 2015, painel reúne mentes admiráveis e identifica possibilidades de criação mesmo em momentos de crise

A versão criacionista do universo é um dos grandes relatos ? o maior, talvez ? de inovação da história da humanidade. E mesmo hoje, quando o tema é criação, os humanos ainda tendem a esperar muito das divindades ou de qualquer força que está fora de nós.

Esse foi um dos pontos levantados no painel ?Mentes maravilhosas. Insights e inspirações sobre como produzir inovação no Brasil de hoje?, realizado no Conarec 2015. ?Vou dar um salto regressivo e lembrar a velha questão: quem somos nós??, questiona a psicanalista Maria Lucia Homem. ?O que é a criação?

Teoricamente, sempre jogamos as responsabilidades para fora de nós ? tanto que a palavra inspiração conta com uma fonte divina?. Ela defende, então, que a capacidade criativa é algo que vai além do ?eu?, do ego. ?Temos que entrar no inconsciente. A consciência é a ponta do iceberg de uma estrutura enorme. Você é atravessado pelas suas pulsões e isso é a criação?, diz.

Para a psicanalista, precisamos inclusive inovar na forma como vemos a felicidade. ?Estamos em uma era em que o imperativo da felicidade é dramático. Se você não mostra que é feliz, se torna um perdedor. Ou repensamos isso ou vamos aumentar uma epidemia de depressão?, afirma. Glaucia Maciel, fundadora do sistema de tecnologia educacional Sementes Brilhantes, entretanto, defende que ?se focarmos em contextos adversos, ficaremos paralisados pelo medo. É a busca pela felicidade que nos traz realização?, defende.

 

Inovação com método

Michel Alcoforado, antropólogo e fundador da Consumoteca, crê que ?costumamos apontar inúmeros motivos que levam o Brasil a não inovar. Mas, eu acho que o Brasil não inova por um conjunto de fatores?, diz. Nesse sentido, acredita que ?temos que inovar na escola e a melhor forma de começar é dando acesso a todos?.

Falando em Brasil e em ambiente para inovação, então, o jornalista Caio Blinder questiona justamente a possibilidade de criar um espaço propício para a criação. Clemente Nóbrega, sócio-diretor da Innovatrix, então, explica que ?a inovação surge em empresas ou agrupamentos humanos quando existe um certo sistema operacional que permeia a relação dos indivíduos?. Ou seja, algumas características são, sim, fundamentais para inspirar. ?Não adianta implantar um decreto para promover a inovação. O Brasil enfrenta um momento em que a falta de confiança está afetando a riqueza e a credibilidade. E o intangível, que é a confiança, é o principal responsável?, acredita.

Maria Lúcia, por sua vez, acredita que, no Brasil, o problema é o complexo de inferioridade. ?Eu morei em Israel e aquele é um lugar feito de areia. E mesmo assim se planta, cria, produz. Supera-se o ambiente inóspito. É difícil, mas o povo tem orgulho da nação?, exemplifica. Por aqui, entretanto, ainda precisamos mudar comportamentos.

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