Pesquisar
Close this search box.
/
/
Do inconsciente ao ambiente coletivo: os caminhos da inovação

Do inconsciente ao ambiente coletivo: os caminhos da inovação

No Conarec 2015, painel reúne mentes admiráveis e identifica possibilidades de criação mesmo em momentos de crise

A versão criacionista do universo é um dos grandes relatos ? o maior, talvez ? de inovação da história da humanidade. E mesmo hoje, quando o tema é criação, os humanos ainda tendem a esperar muito das divindades ou de qualquer força que está fora de nós.

Esse foi um dos pontos levantados no painel ?Mentes maravilhosas. Insights e inspirações sobre como produzir inovação no Brasil de hoje?, realizado no Conarec 2015. ?Vou dar um salto regressivo e lembrar a velha questão: quem somos nós??, questiona a psicanalista Maria Lucia Homem. ?O que é a criação?

Teoricamente, sempre jogamos as responsabilidades para fora de nós ? tanto que a palavra inspiração conta com uma fonte divina?. Ela defende, então, que a capacidade criativa é algo que vai além do ?eu?, do ego. ?Temos que entrar no inconsciente. A consciência é a ponta do iceberg de uma estrutura enorme. Você é atravessado pelas suas pulsões e isso é a criação?, diz.

Para a psicanalista, precisamos inclusive inovar na forma como vemos a felicidade. ?Estamos em uma era em que o imperativo da felicidade é dramático. Se você não mostra que é feliz, se torna um perdedor. Ou repensamos isso ou vamos aumentar uma epidemia de depressão?, afirma. Glaucia Maciel, fundadora do sistema de tecnologia educacional Sementes Brilhantes, entretanto, defende que ?se focarmos em contextos adversos, ficaremos paralisados pelo medo. É a busca pela felicidade que nos traz realização?, defende.

 

Inovação com método

Michel Alcoforado, antropólogo e fundador da Consumoteca, crê que ?costumamos apontar inúmeros motivos que levam o Brasil a não inovar. Mas, eu acho que o Brasil não inova por um conjunto de fatores?, diz. Nesse sentido, acredita que ?temos que inovar na escola e a melhor forma de começar é dando acesso a todos?.

Falando em Brasil e em ambiente para inovação, então, o jornalista Caio Blinder questiona justamente a possibilidade de criar um espaço propício para a criação. Clemente Nóbrega, sócio-diretor da Innovatrix, então, explica que ?a inovação surge em empresas ou agrupamentos humanos quando existe um certo sistema operacional que permeia a relação dos indivíduos?. Ou seja, algumas características são, sim, fundamentais para inspirar. ?Não adianta implantar um decreto para promover a inovação. O Brasil enfrenta um momento em que a falta de confiança está afetando a riqueza e a credibilidade. E o intangível, que é a confiança, é o principal responsável?, acredita.

Maria Lúcia, por sua vez, acredita que, no Brasil, o problema é o complexo de inferioridade. ?Eu morei em Israel e aquele é um lugar feito de areia. E mesmo assim se planta, cria, produz. Supera-se o ambiente inóspito. É difícil, mas o povo tem orgulho da nação?, exemplifica. Por aqui, entretanto, ainda precisamos mudar comportamentos.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]