/
/
Qual a relação entre o DNA e o desempenho de uma empresa?

Qual a relação entre o DNA e o desempenho de uma empresa?

Uma solução desenvolvida pela Meeta Solutions faz referência ao DNA. Mas o que é, afinal, o código genético de uma organização?

A unicidade dos seres vivos, apesar de suas semelhanças, é algo inquestionável. Não há um indivíduo igual ao outro. A impressão digital não nos deixa mentir sobre isso: mesmo gêmeos univitelinos têm digitais diferentes. Ao mesmo tempo, o ácido desoxirribonucleico (DNA) permite identificar um indivíduo e compreender características genéticas, conhecendo o passado e inclusive identificando tendências.
Será que isso se aplica às empresas? Sabemos que, por mais que algumas delas tenham clientes em comum, valores parecidos que curem dores semelhantes vividas pelos consumidores, há sempre alguns pontos que as tornam diferentes umas das outras. Ao que tudo indica, o mesmo vale para a identificação de tendências.
DNA
Esse raciocínio levou a Meeta Solutions à criação da solução DNA. Nesse caso, a sigla significa data and analytics (ou seja, dados e analytics). Eles são a origem de tudo o que uma empresa precisa saber sobre si e a respeito dos clientes e, ao mesmo tempo, ajudam a criar modelos de propensão, da mesma forma como a análise do ácido desoxirribonucleico.
A ferramenta se adapta a todos os modelos de negócios: analisa variados segmentos, ajuda a compreender todo tipo de consumidor, a perceber o que funciona em determinado formato de vendas, a desenvolver campanhas mais assertivas, de acordo com a análise de dados da companhia.
Além disso, a solução traz o diferencial da empresa que a desenvolveu: extrema habilidade em captação e interpretação de dados, gerando valor sobre eles.

Habilidades

Na prática a Solução DNA pode, por exemplo, perceber qual é o melhor momento e canal para realizar um contato com um consumidor inadimplente, diminuindo o ciclo de cobrança de 30 para 3 dias. Consequentemente, o cliente ficará mais satisfeito – afinal, receberá ligações e contatos no momento ideal – e a empresa reduzirá seus custos.
Vinicius Valle, Chief Creative Officer (CCO) da Meeta Solutions, conta que a ideia surgiu a partir da dificuldade das empresas de transformar dados em informação qualificada.
“Antes de desenvolvermos a solução, atuávamos de forma pontual sobre esse problema”, explica. Inicialmente, a solução era aplicada a processos de cobrança. Hoje, já é capaz de otimizar resultados de vendas, atendimento, entre outros.

Colocando em prática

O trabalho da Meeta Solutions começa com um processo de assessment, durante o qual os especialistas da empresa apuram os detalhes do processo empresa-cliente. Depois, os dados são aplicados às interfaces desenvolvidas pela companhia.
O grau de assertividade e os eventuais ajustes são feitos ao longo do tempo, visto que a entrega da Meeta Solutions envolve serviços posteriores à entrega da ferramenta.


LEIA MAIS

Dados precisam resultar em inteligência

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]