Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dicas para preparar uma ceia de Natal menos calórica

Dicas para preparar uma ceia de Natal menos calórica

Segundo nutrólogo, é possível se divertir com a família e manter a forma na época das festas

Para quem luta com a balança, dezembro é o mês mais difícil do ano. Além de todas as festas de confraternização ? emprego, amigos, família ?, as ceias de Natal e Ano Novo costumam ser recheadas de gostosuras.

Carnes como lombo, pernil e peru, a tradicional rabanada, os panettones ? com os mais variados recheios ? e sobremesas cheias de açúcar tornam as frutas secas a parte mais leve das ceias.

Quem está fazendo dieta não precisa abrir mão das tradições natalinas, mas também não pode devorar tudo o que vê na mesa. Segundo o nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, com algumas trocas inteligentes é possível fazer uma ceia com alimentos menos calóricos e assim garantir a continuidade da dieta.                                                                                             Imagem: artcasta/ Shutterstock

?Uma alternativa é apostar em alimentos termogênicos que são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Você pode optar por receitas que utilizam pimentas e gengibre, como Tender ao molho picante ? temperado com mostarda e gengibre, arroz integral com brócolis, grão de bico temperado com curry?, sugere o nutrólogo.

No entanto, ele alerta que não basta consumir os termogênicos acreditando que vai acontecer um milagre de natal e você vai emagrecer. Para que esses alimentos mostrem resultado, é necessário aliá-los à dieta regrada e exercícios físicos.

Ele também sugere evitar as receitas compostas de alimentos inflamatórios ? os que contêm gordura trans, açúcar e farinha branca.

Veja como trocar os alimentos:

Carnes

O tender é uma carne muito saborosa, porém, muito calórica. ?Duas fatias generosas equivalem a 450 calorias. Além disso, ele contém quantidades de colesterol e gorduras saturadas?, ressalta o Dr.André. Assim, ele sugere trocar o tender por carnes magras como peru, peixes, aves ou frango.

Já o pernil deve ser consumido com moderação, pois também apresenta quantidades de colesterol que, em excesso, pode comprometer a saúde. O lombo é o mais saudável dos cortes suínos, por conter menores quantidades de gorduras e calorias.

O peru (sem pele) pode ser consumido sem peso na consciência. Duas fatias correspondem a 170 calorias, além de ser, uma fonte de proteína e ferro.

Arroz com frutas secas

Um prato com 100 g de arroz com uvas passas e creme de leite tem 317 calorias. ?Opte pelo arroz integral com vegetais não em conserva, como cenoura e vagem, que possuem mais vitaminas, minerais e fibras?, recomenda Veinert.

Saladas

A salada de maionese, por exemplo, tem 140 calorias. Ela é uma boa opção de carboidrato, mas não a consuma junto com batata sautê e evite o arroz e as massas.

Farofa

Evite a farofa feita com ovos e bacon. ?O bacon é um embutido rico em gorduras saturadas que em excesso proporciona doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade?, alerta o nutrólogo. Uma boa opção é fazer uma farofa com ameixas pretas, que contém só 108 calorias.

Rabanada

Uma das sobremesas de natal é a rabanada, mas fique sabendo que ela não é nenhum pouco saudável. ?A receita da rabanada contém alto teor de gordura e açúcar, além de ovo, farinha e óleo, que quando se unem, detonam qualquer dieta. Para você ter uma ideia, uma fatia pode chegar a 310 calorias?,comenta o Dr.André. Opte pela versão assada feita com pão light, leite desnatado e uma pitada de açúcar.

Panettone

Tanto o panettone quanto o chocottone são calóricos e contém alto teor de sódio e conservantes químicos. ?Uma fatia tem 320 calorias?, destaca o nutrólogo. Troque por uma fatia de manjar branco, que contém 72 calorias ou consuma frutas típicas do verão.

Bebidas

Evite as bebidas alcoólicas, pois elas também são calóricas. Uma taça de vinho do Porto tem 74 calorias. Opte por sucos de frutas que são saudáveis e refrescantes.

No dia seguinte

O nutrólogo aconselha manter alguns cuidados:

-Faça refeições leves no dia seguinte, com verduras e legumes;
-Beba muito líquido. Faça sucos de frutas, chás e beba muita água;
-Faça uma caminhada leve;
-Opte por beber água de coco para hidratar o organismo depois de toda aquela comilança;
-Consuma frutas como melão ou melancia.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]