A demanda das empresas por crédito cresceu 5% em 2014, segundo indicador da Serasa Experian divulgado hoje (20). O aumento frente a 2013 foi o melhor resultado dos últimos quatro anos.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a formalização dos negócios, com aumento da participação dos MEIs (Microempreededores Individuais), impulsionou a demanda por crédito das empresas ao longo do ano passado, apesar dos juros altos.
O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é construído a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJ consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
Comparando os setores, o comercial apresentou alta de 3,7% na demanda por crédito no período, ao passo que serviços registrou aumento de 7%. Na indústria, a busca por crédito aumentou menos, 3%, no período de janeiro a dezembro de 2014.
Na análise por porte, as micro e pequenas empresas apresentaram o melhor aumento na demanda por crédito, com alta de 5,6%, na comparação com 2013.
As grandes empresas apresentaram alta quase que na mesma proporção, de 5,4%. As médias empresas, por sua vez, recuaram na procura por crédito em 2014, frente a 2013: a queda foi de 4,2%.
Por região, Norte e Centro-Oeste apresentaram os maiores avanços, com altas de 10,7% e de 9,9%, respectivamente. No Nordeste, o avanço foi de 6,4%, na comparação com 2013.
Nas regiões Sul e Sudeste, as altas de demanda empresarial por crédito foram bem menores, de 3,3% e de 3,1%, respectivamente, frente a 2013.
Leia mais