O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) acaba de divulgar que o comércio varejista nacional cresceu 0,9% em novembro em volume de vendas e 1,4% na receita nominal. Este foi o quarto mês consecutivo que os números da entidade apontaram crescimento para o setor.
O resultado não leva em conta a influência sazonal do período. No acumulado de janeiro a novembro de 2014, o resultado foi 2,4% superior e se forem considerados os doze meses diretamente anteriores a novembro, o aumento chega a 2,6%.
Nas mesmas bases comparativas, a receita nominal registrou 7,1%; 8,7% e 8,9%, respectivamente. Entre as dez atividades pesquisadas, sete tiveram variações positivas no período se comparadas com outubro.
Livros, jornais, revistas e papelarias cresceram 9,6%; veículos e motos aumentaram suas vendas em 5,5% e os móveis e eletrodomésticos, em 5,4%.
Tendo como referência outubro do ano anterior, as atividades com maior variação diferem: 9,3% de aumento para artigos de uso pessoal e doméstico; 5,9% para artigos farmacêuticos, médicos, de perfumaria e cosméticos e 1,6% para móveis e eletrodomésticos.
Confira abaixo mais gráficos divulgados pelo IBGE.