Um projeto de 450 milhões de euros, totalmente financiado com recursos próprios, está concluindo a revitalização de um ponto histórico do varejo mundial. Fundada em 1870, a La Samaritaine, uma das principais lojas de departamentos de Paris, será reaberta no final deste mês de maio com uma área total de 80 mil metros quadrados (26 mil metros quadrados de área de vendas) e um projeto de design inovador que dará à empresa um sopro de ar fresco.
A loja, pertencente ao conglomerado de luxo LVMH (dono de marcas como Louis Vuitton, Möet Chandon e Sephora), faz parte do patrimônio arquitetônico da Cidade Luz. O projeto de renovação do imenso prédio, em andamento desde o início de 2013, fará com que a loja tenha, em sua entrada da Rue de Rivoli, uma fachada inteiramente de vidro, que integra o edifício à paisagem parisiense e amplia a entrada de iluminação natural. Cerca de 74% das fachadas do prédio, em um total de 10.729 metros quadrados, foram renovadas, garantindo sua conservação nas condições da centenária construção original.
O teto da loja também conta com imensas claraboias interligando os quatro prédios originais do espaço, revertendo um movimento ocorrido nas últimas décadas na La Samaritaine, em que os espaços foram sendo ocupados por áreas de venda em detrimento de sua função estética. Com o novo projeto, a loja passa a contar, na prática, com uma área mais histórica (Jourdain-Verrière) e outras duas contemporâneas (Rivoli e Jourdain-Plateaux). As três áreas, cada uma com sua própria personalidade e estilo, constituem três eventos arquitetônicos diferentes que levam os consumidores da Rue de Rivoli às margens do Rio Sena não apenas em um passeio por produtos, mas ao longo de quase 150 anos de história, indo da modernidade ao Art Deco e de lá de volta ao Art Nouveau do final do século XIX.
A renovação do local não trará, porém, somente mais produtos à venda: a renovação é parte do processo de construção de um centro multiuso que conta com 96 apartamentos com função social na região menos populosa da cidade, uma creche para 60 crianças, 72 quartos no hotel de luxo Cheval Blanc, 20 mil metros quadrados de escritórios.
Leia mais:
As vendas agradecem