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De bots ao WhatsApp: O que os últimos anos ensinaram sobre atendimento digital?

De bots ao WhatsApp: O que os últimos anos ensinaram sobre atendimento digital?

Executivos refletem sobre aspectos transformadores em atendimento digital que impactaram seus negócios nos últimos anos

Ligar para o SAC de uma empresa ou mandar um e-mail diante de um problema com um produto ou serviço parece coisa do passado. E é! Essa postura do consumidor ficou para trás e hoje o atendimento digital – seja para reclamar ou fazer uma compra – se consolidou como o meio mais natural nas relações de consumo.

Com a chegada de Chatbots e WhatsApp os caminhos digitais então ganharam mais amplitude e agilidade. Some a isso um período de isolamento social, um consumidor cada vez mais bem informado e conectado, e os desafios e transformações das jornadas de atendimento de empresas de todos os tamanhos foram duramente impactados. Aquelas que não eram digitais em processos fluidos e adequadamente divulgados aos clientes sofreram – mas também aprenderam.

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Diante de toda essa evolução, o que mais esses últimos anos ensinaram sobre atendimento digital? Quais foram os principais desafios? E quais ainda permanecem? Procuramos algumas respostas com alguns executivos do mercado brasileiro de Customer Experience. Veja o que eles nos responderam:

Alessandro Cogliatti, diretor de Experiência do Cliente da SulAmérica.
“O comportamento de consumo já passou por grandes transformações e cada vez mais as pessoas estão conectadas e buscando empresas que ofereçam mais do que produtos e serviços, elas buscam por experiências diferenciadas em conexões genuinamente fortes. O atendimento é um ótimo exemplo sobre como criar essa conexão, sempre ouvindo o cliente e buscando superar suas expectativas. Um ponto relevante hoje é trazer compreensão sobre a segurança e privacidade dos dados, fazendo com que o cliente se sinta seguro a cada interação em nossos canais digitais. Outro desafio é oferecer atendimento para diferentes perfis/personas e no canal de sua escolha e preferência. Além disso, existe o desafio de não perder o aspecto humano e acolhedor nos atendimentos cognitivos. Temos que garantir importantes facilidades, melhorando as jornadas com mais leveza e comodidade do cliente, considerando também o ganho de eficiência”.

Um ponto relevante hoje é trazer compreensão sobre a segurança e privacidade dos dados

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Carla Beltrão, diretora de Experiência Digital da Vivo.
“Os últimos anos trouxeram importantes aprendizados e mudaram a visão das pessoas sobre o digital. A pandemia derrubou muitas barreiras em relação ao uso de tecnologia, inclusive no uso de canais digitais de atendimento, pois, durante o isolamento social, eles foram a única alternativa para a realização de diferentes transações. Essa mudança de comportamento, ou seja, essa maior abertura ao digital, é um processo sem volta, porque o consumidor aprendeu a reconhecer as vantagens do digital, como mais praticidade e agilidade. E essa barreira foi superada, inclusive, por aqueles consumidores que eram mais resistentes ao digital. Portanto, a experiência prévia que acumulamos foi fundamental na pandemia”.

Nesse contexto de tecnologia, o maior desafio é manter a humanização do contato

Junia Galvão, diretora-executiva administrativa e de desenvolvimento humano da MRV.
“Hoje, interagimos com o cliente por meio de bot e mídia sociais, além dos meios convencionais, como e-mail e mensagem. E nesse contexto de tecnologia, o maior desafio é manter a humanização do contato. Porque além de um atendimento ágil, prático e resolutivo, é imprescindível que ele seja, também, empático e humano. Nossos esforços são para que o cliente perceba que por trás de todo processo digital existe sempre um time de pessoas comprometidas com a melhor experiência do cliente”.

Leia mais: O segredo para transformar dados em experiência

Experiência phygital se torna iminente

Andrea Carpes, diretora de Atendimento ao Cliente do Itaú Unibanco.
“O atendimento digital veio para ficar. Na visão do cliente, ter a possibilidade de acessar a empresa pelo canal e no horário que ele preferir não é mais um diferencial; hoje, o desafio é conectar todos os canais disponíveis de modo que tenhamos uma visão única e atualizada sobre as demandas de cada cliente. O objetivo é conseguir resolvê-las no canal de preferência do cliente. Para isso, o acesso à dados estruturados que sejam rapidamente disponibilizados no momento do atendimento é fundamental. O foco das empresas agora precisa estar em reconhecer de maneira proativa os eventos que mudam a relação tradicional e satisfatória do cliente com o produto, de modo a atuar para corrigir erros sem que o cliente nem perceba ou, se ele acionar a empresa antes, que ela seja capaz de conduzi-lo rapidamente para o canal mais adequado para a solução”.



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