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7 cursos de experiência do cliente para alavancar a sua carreira

7 cursos de experiência do cliente para alavancar a sua carreira

CX é uma das áreas profissionais que está mais em alta. Para se destacar no mercado é importante estar atualizado e capacitado 

Está na dúvida sobre qual curso escolher para alavancar sua carreira? Saiba que garantir a satisfação do cliente é uma peça fundamental para uma marca ou empresa ter destaque em um mercado tão competitivo. Por isso, companhias dos mais diversos setores têm investido cada vez mais em estratégias de experiência do cliente.

Também conhecido pelo termo em inglês “customer experience” (CX), o objetivo é garantir que o consumidor tenha uma boa experiência com a marca, indo além apenas do ato da compra ou utilização do serviço. “O grande destaque do CX está na visão holística da estrutura corporativa, focando sempre no consumidor em todas as etapas da sua jornada com a empresa”, explica Caio Bianchi, gerente de educação continuada da ESPM. Tal atenção ao cliente favorece sua fidelidade à marca, colaborando, inclusive, para a famosa “propaganda boca a boca”.

Ciente da importância para o sucesso da gestão dos negócios, as empresas buscam profissionais capacitados para atender seus clientes. Esse movimento tem feito com que a área de CX esteja em constante ascensão, com diversas oportunidades de trabalho e crescimento na carreira profissional.

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Para se ter uma ideia da relevância do tema, no estudo Panorama da Experiência do Consumidor, realizado pela Opinion Box, em 2021, a experiência no momento da compra foi considerada importante/muito importante para 93% dos mais de 2 mil entrevistados.

Como toda área de atendimento, para que o cliente tenha uma experiência de excelência, é importante se especializar e estar sempre atualizado com as tendências. “CX é uma área complexa, multifacetada e que exige transformações em todos os níveis da organização por meio de uma transformação de cultura corporativa. E, para que essas transformações sejam sustentáveis e tenham impacto, é necessário que empresas tenham profissionais capacitados para tal”, destaca Bianchi.

7 cursos sobre a CX para impulsionar sua carreira:

  1. Fundamentos da Experiência do Cliente (online)

Ideal para profissionais de qualquer área que são iniciantes ou possuem pouco contato com o universo de CX, o curso gratuito e de curta duração da Track.uni apresenta os principais conceitos sobre experiência do cliente na aplicação do dia a dia profissional. As aulas também podem contribuir para quem busca aprimorar o diálogo com os clientes que já possui e alcançar resultados melhores.

  1. Customer Experience (online ou presencial)

Embasado em cases atuais do mercado, o curso da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) visa apresentar ferramentas, técnicas e tendências que vão além do atendimento, envolvendo as diferentes áreas da empresa, para um relacionamento consciente e construtivo entre a marca e seu público. O estudante pode optar por fazer o curso online ou presencial, em São Paulo.

  1. Gestão de Produtos Digitais (online)

No curso da Digital House você irá aprender sobre experiência do consumidor para se transformar em um PM (product manager). Cultura digital, design thinking e marketing digital também são abordados. O objetivo é aprender a liderar a criação de um produto desde o conceito, alinhando as expectativas de mercado com foco no usuário.

  1. Workshop de estratégia para entender, engajar e encantar o cliente (online)

Ideal para quem procura atualizar seus conhecimentos sobre experiência do cliente, o curso de curta duração da ESPM tem foco estratégico e debate sobre a relevância de entender seu cliente, seja ele consumidor ou usuário, cliente interno ou externo, através de tendência de comportamento e noções de neurociência – conhecendo a dinâmica do ser humano, é possível traçar estratégias para engajar o cliente.

  1. Customer Experience (online)

O curso da Rock University ensina como criar uma cultura Customer Centric em sua empresa, isso é, que centraliza todo o planejamento estratégico e de gestão na experiência do cliente para aumentar a taxa de fidelização. Mapear a jornada do cliente e aplicar metodologia NPS são algumas das ações que tornam possível gerar mais autoridade de mercado, além de clientes fiéis e satisfeitos.

  1. Produtos, serviços e experiências (online)

O curso gratuito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresenta a experiência do cliente como um fator importante para o sucesso dos negócios e das organizações. Trazendo fundamentos de CX como relação entre emoções e comportamento e mapeamento da jornada na aquisição de produtos e serviços, as aulas são voltadas para estudantes e profissionais das áreas de marketing e vendas.

  1. Branding and Customer Experience (online – em inglês)

O curso oferecido pela IE Business School, de Madrid, está disponível na plataforma Coursera e visa apresentar as convergências entre a gestão da marca e a experiência do cliente. Embora existam diferentes abordagens para definir uma estratégia de branding, a implementação de um projeto está diretamente ligada ao relacionamento com o cliente.

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