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Cartão de crédito e contas básicas: os vilões da inadimplência no Brasil

Cartão de crédito e contas básicas: os vilões da inadimplência no Brasil

Falta de educação financeira e dívidas com cartão de crédito e serviços essenciais impulsionam o endividamento, agravando a inadimplência no país.

A inadimplência no Brasil é um desafio que afeta milhões de consumidores e empresas em todo o país, sendo alimentada por uma série de fatores complexos e interligados, entre eles, a falta de educação financeira adequada. Além disso, um estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, apontou que o cartão de crédito (16%), as contas de água e luz (12%) e o cheque especial (10%) estão entre os principais responsáveis pelo endividamento dos consumidores no país.

Nesse cenário, diversos compromissos financeiros pesam no bolso da população, mas algumas contas se destacam por serem os maiores vilões da inadimplência. Segundo o levantamento, o cartão de crédito (27%) ocupa o primeiro lugar, seguido por empréstimos em bancos e financeiras (18%) e crediários (15%). Esses são os principais responsáveis por deixar os consumidores com o nome sujo.

“O consumidor inadimplente está devendo para os bancos e essas dívidas possuem juros altos”, comenta José César da Costa, presidente da CNDL. “É preciso responsabilidade na tomada de crédito e verificar a disponibilidade financeira para quitação, assim como todas as taxas envolvidas na negociação. E para sair desta situação, ele precisa fazer uma boa negociação e um planejamento realista, sem que gere novos atrasos nos pagamentos das contas”.

As dívidas que levam o brasileiro à inadimplência

Ainda segundo o levantamento, algumas contas são prioritárias para os brasileiros, como os serviços de uso diário que podem ser suspensos pelos provedores em caso de atrasos nos pagamentos: a internet (66%) e o telefone (60%) estão no topo, seguidos pelas contas de água e luz (57%), TV por assinatura (50%), cartão de crédito (41%) e plano de saúde (41%).

Quando se trata dos principais compromissos financeiros dos entrevistados, o cartão de crédito aparece em primeiro lugar, citado por 84% dos participantes, seguido pelas contas de água e luz (80%), internet (77%), telefone (75%) e empréstimos em bancos ou financeiras (60%).

Já entre as contas com pagamento atrasado, o cartão de crédito se destaca com 16%, seguido pelas contas de água e luz (12%), cheque especial (10%), crediário (10%) e empréstimos em bancos ou financeiras (9%).

Além disso, segundo o estudo, algumas dívidas têm maior tempo médio de atraso. As parcelas em cheques pré-datados lideram, com uma média de 13 meses de atraso, seguidas pelas mensalidades de escolas, faculdades ou o FIES (12 meses), empréstimos bancários ou financeiros (9 meses), cartão de crédito (9 meses) e condomínio (8 meses).

“Ter como prioridade o pagamento das contas de internet e celular mostra o poder e a importância dessas ferramentas na vida da população”, pontua Merula Borges, especialista em finanças da CNDL. “O importante é que o consumidor faça um controle dos seus gastos mensais e mantenha suas contas básicas dentro do previsto no orçamento. Anotar todos os compromissos financeiros e fazer um planejamento mensal inclusive dos gastos extras ajuda o consumidor a ter uma visão realista do quanto pode gastar”.

*Foto: Shutterstock.com

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