Pesquisar
Close this search box.
Conveniência é estar com o consumidor onde ele quiser

Conveniência é estar com o consumidor onde ele quiser

O varejo brasileiro está se transformando, com os consumidores buscando conveniência tanto em lojas físicas quanto online. Compras via smartphone estão em alta, e redes sociais como Instagram e YouTube são fontes cruciais de informações.

Para resumir e analisar o status atual do consumidor brasileiro, é preciso saber que, antes de qualquer atributo, ele está atrás da maior conveniência possível em suas compras, seja no varejo tradicional ou virtual – mesmo que ele mesmo nem se dê conta disso. Esse, inclusive, é um dos motivos porque a divisão entre os ambientes físico e online está sendo gradativamente derrubada, muito graças às estratégias mais bem-sucedidas do mercado para uma operação assertiva e direcionada, onde quer que o cliente esteja.

As compras feitas pelo smartphone, por exemplo, crescem ano a ano dada a facilidade de todo o processo (que pode ser finalizado em poucos cliques e em minutos) e um aumento efetivo no nível de confiança e segurança nessas transações. Mas o dispositivo móvel não funciona apenas como um guichê: ele se tornou o grande instrumento de pesquisa e comparação em nossos dias, seja de produtos, modelos, preço, reputação etc. Um estudo recente da consultoria especializada em engajamento do consumidor MoEngage revelou que as redes sociais são o canal preferido da maioria dos brasileiros (52%) para receber informações sobre lançamentos de produtos. O levantamento, que analisou mais de 4 bilhões de interações e 20 bilhões de mensagens, mostra que plataformas como o Instagram e o YouTube são as preferidas quanto ao recebimento desse tipo de atualização.

Ou seja, existe uma parcela considerável de consumidores que buscam dados detalhados antes de concluir a compra de um produto ou serviço, mesmo que esse passo final seja dado na loja física. E, mesmo em plena era da informação digital, é fácil entender os motivos para isso: a fisicalidade das experiências táteis e sensíveis ainda são, em muitos casos, determinantes para a decisão definitiva, principalmente nos casos de uma compra de médio e alto valor. Se no digital o atrativo é o acesso às informações em abundância, no físico é a personalização atrelada a um atendimento de qualidade, assim como programas de fidelidade e uma experiência de compra diferenciada, que tendem a definir o jogo.

A verdade é que, ao contrário de uma barreira, o caminho bem-sucedido de uma estratégia de canais no varejo hoje passa muito mais pela fluidez e interconexão constantes. Ao expandir os canais de venda, as companhias podem alcançar novos públicos, fortalecer a fidelização de clientes e potencializar as vendas, além de permitir uma coleta mais criteriosa e qualificada de dados para uma compreensão profunda dos hábitos de consumo em cada canal, possibilitando a personalização de ofertas, entre outros aprimoramentos.

A estratégia omnichannel para o varejo é hoje um grande diferencial competitivo para as fabricantes, e isso se dá por meio de uma relação construída a muitas mãos e mentes, com uma forte contribuição e atuação de parceiros. Quando bem executada, ela é capaz de oferecer uma capacidade de adaptação quase em tempo real a todas as demandas do consumidor. Ao compreenderem e se adaptarem a essas tendências, não há cenário competitivo que impeça as empresas de conquistarem a preferência de um cliente totalmente à vontade nos ambientes criados sob medida para sua satisfação.

Milene Gomes é Diretora de Retail Marketing na divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil

Recomendadas

+ CONTEÚDO DA REVISTA

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]